A Diocese de Guanhães divulgou nesta terça-feira, 09 de dezembro de 2025, um comunicado oficial que traz esperança e alegria a todo o povo de Deus. Iluminados pelo dinamismo da missão pastoral presente em tantas comunidades, o Bispo Diocesano e o Conselho Presbiteral têm refletido sobre a necessidade de estruturar, de maneira ainda mais sólida, diversas cidades que já demonstram vitalidade de fé e organização, mas que ainda não possuem a “pessoa jurídica” denominada Paróquia.
Segundo o documento, foi criada uma comissão responsável por estudar e acompanhar esse processo, garantindo que todas as etapas ocorram conforme os critérios canônicos.
Atualmente, os discernimentos mais avançados dizem respeito às cidades de Frei Lagonegro — hoje ligada à Paróquia Santo Antônio, em Coluna — e José Raydan, pertencente à Paróquia Santa Maria Eterna, em Santa Maria do Suaçuí. Ambas apresentam crescente participação dos fiéis, vida comunitária ativa e sinais claros de potencial para, no tempo oportuno, serem elevadas à condição de Paróquia.
O comunicado reforça que outros estudos continuarão acontecendo ao longo dos próximos meses, com a perspectiva de que, futuramente, mais cidades possam receber essa grande graça. O fortalecimento das estruturas paroquiais é uma forma concreta de aproximar ainda mais a Igreja da realidade do povo, incentivando a evangelização e a presença missionária.
A Diocese convida todos os fiéis a rezarem por esse processo e pela comissão responsável, para que o Espírito Santo conduza com sabedoria cada etapa do discernimento. Que São Miguel Arcanjo, padroeiro da Diocese, e a Virgem Maria, Rainha da Evangelização, acompanhem este bonito momento de crescimento pastoral.
Comunicado
.
Ao Clero, Bispo Emérito, Diácono, Seminaristas e todo o Povo de Deus da Diocese de Guanhães – MG
.
O Dinamismo da Missão Pastoral em nossa Diocese de Guanhães está cada vez mais em evidência.
.
Vislumbrando este dinamismo, o Conselho Presbiteral e o Bispo Diocesano refletiram sobre a necessidade de se fazer Paróquia algumas de nossas cidades, que embora se mostram como uma comunidade eclesial viva, não gozam da “Pessoa Jurídica”, denominada Paróquia.
.
Assim, foi criada uma comissão para tratar deste assunto, o que está sendo encaminhado com muito esmero obedecendo os critérios canônicos para ereção de uma Paróquia.
.
No momento, em processo mais avançado para se tornar Paróquia estão as Cidades de Frei Lagonegro (hoje pertencente à Paróquia Santo Antônio, em Coluna) e José Raydan, (hoje pertencente à Paróquia Santa Maria Eterna, em Santa Maria do Suaçuí).
.
As reflexões e estudos continuarão para que no futuro outras cidades possam se tornar Paróquias somando às dezenas já existentes em nossa Diocese de Guanhães.
.
Que São Miguel, nosso Padroeiro, nos ajude no combate contra o mal e a Virgem Maria, Rainha da Evangelização, nos aponte o caminho que nos conduz ao Seu Filho Jesus.
.
Guanhães, 09 de dezembro de 2025.
.
Pe. Dilton Maria Pinto
Chanceler da Cúria Diocesana