O Bispo Diocesano, Dom Otacilio Ferreira de Lacerda, enviou uma mensagem ao Povo de Deus da Diocese de Guanhães por ocasião do Mês do Dízimo, celebrado em novembro.
Com o tema “Dízimo e Esperança” e o lema “Semeando com esperança e colhendo com alegria”, Dom Otacilio recorda que este tempo especial acontece em pleno Ano Jubilar, convidando toda a Diocese a viver a alegria de ser “Peregrinos da Esperança”, aprofundando a espiritualidade da partilha e da comunhão eclesial.
Na mensagem, o bispo ressalta a importância da evangelização e do compromisso missionário:
“O Dízimo não deve ser visto como pagamento, mas como uma contribuição e um sinal vivo de fé, esperança e transformação”, afirma Dom Otacilio.
Ele também dirige palavras de incentivo a todas as equipes do Dízimo, padres, agentes pastorais e comunidades, rogando bênçãos e a intercessão de São Miguel Arcanjo sobre toda a Diocese.
📖 Leia a mensagem completa:
Amado Povo de Deus da Diocese de Guanhães,
.
Como é costume em nossa diocese, dedicamos o mês de novembro para o intenso trabalho missionário de conscientização do Dízimo e Partilha, com o tema: “Dízimo e Esperança”, e como o lema: “Semeando com esperança e colhendo com alegria”.
.
Esta importante ação evangelizadora acontece em pleno Ano Jubilar, que renova a nossa alegria e compromissos de sermos “Peregrinos da Esperança”, e deste modo, é fundamental que motivemos as pastorais, movimentos, ministérios e todos os fiéis de nossas comunidades eclesiais missionárias, para que celebrem com amor o mês do dízimo 2025, aprofundando sempre mais a espiritualidade bíblica da partilha.
.
Convidamos todos os padres, missionários da pastoral do dízimo, dizimistas e animadores de comunidades eclesiais, para neste mês, em todas as Missas, Celebrações da Palavra e Encontro de Formação, dedicarem um tempo para refletir sobre a espiritualidade da partilha na comunidade que sustenta a obra da evangelização.
.
Portanto, é fundamental que nossas paróquias e comunidades se empenhem ao máximo e com carinho, para que isto aconteça, garantindo a tríplice missão da Igreja verdadeiramente Sinodal, ensinar, santificar e reger o Povo de Deus na alegre e fecunda missão evangelizadora, um sagrado compromisso com o Projeto do Reino.
.
Será, com certeza, oportunidade para uma conversão, para que sejamos dizimistas mais conscientes e fiéis, em fecunda caminhada de fé, de compromisso e de conscientização, de modo que o Dízimo não seja visto como pagamento, mas como uma contribuição e como sinal vivo de fé, esperança e de transformação.
.
Rogo a Deus copiosas bênçãos sobre toda a Equipe Diocesana do Dízimo (dizimistas, assessor, coordenadores e todas as equipes paroquiais, pastorais e movimentos), contando com a proteção e a intercessão de São Miguel Arcanjo, padroeiro de nossa diocese e dos padroeiros de nossas paróquias e comunidades.
.
Atenciosamente,
Guanhães, 24 de outubro de 2025
✝️ Dom Otacilio Ferreira de Lacerda
Bispo Diocesano