Regional Leste II realiza encontro com as juventudes

Entre os dias 31 de maio e 2 de junho, o Regional Leste II reuniu no Centro de Acolhimento São José,  72 participantes, incluindo  jovens e padres assessores das juventudes das dioceses e arquidioceses.

Da Diocese de Guanhães, partciparam os jovens : Taisa Aparecida,  Douglas Godinho, Ediene e Pe Filipe.

Nesses dois dias, contou-se com a presença do Padre Antônio Ramos do Carmo (Toninho), assessor externo da juventude da CNBB. Durante sua apresentação, ele relatou desde a carta encíclica DIVINI ILLIUS MAGISTRI que fala sobre a Educação Cristã da Juventude, escrita pelo Papa Pio XI no ano de 1929 e 103, PJ no Brasil-identidade e horizonte, entre outros até o documento que é o mais recente plano pastoral juvenil da Igreja no Brasil.  Ele explicou seu papel e relevância na orientação da comunidade católica, especialmente para as juventudes, ressaltando a importância dos jovens estudarem e compreenderem esses documentos para entenderem plenamente as expressões e ensinamentos da Igreja.

Pe. Toninho destacou a necessidade dos coordenadores promoverem diálogos para compreenderem melhor os jovens e suas perspectivas. Suas palavras foram de extrema importância, pois ajudaram a esclarecer a relevância histórica e teológica dos documentos, promovendo uma maior compreensão e apreciação do patrimônio da Igreja entre os jovens.

Dom José Eudes, presidente da Comissão da Juventude do Regional Leste II propôs que cada grupo de diferentes realidades de dioceses e arquidioceses se reunisse para debater as necessidades e realidades que vêm enfrentando.

Durante esses debates, foram identificadas diversas dificuldades, como a falta de recursos, a escassez de formação adequada para os líderes jovens, a necessidade de maior integração entre os grupos e a falta de apoio contínuo das comunidades.

Além disso, percebemos que falta empenho e, sobretudo, participação efetiva dos jovens nessas comunidades. Esses desafios destacam a importância de estratégias mais eficazes para envolver e capacitar os jovens na vida da Igreja.

No domingo pela manhã, ocorreu uma palestra com o psicólogo Alex Valadares, do Instituto Chiara Luce, que refletiu sobre o cuidado com nossa mente. Ele demonstrou, por meio de dinâmicas, a importância de cuidarmos de nós mesmos para podermos atender às necessidades dos jovens. Destacou ainda que a saúde mental está interligada a três dimensões: espiritual, física e psíquica.

Alex enfatizou que todos enfrentamos momentos de sofrimento na vida, ressaltando a necessidade de encontrarmos significado em nossa jornada. Logo após, ocorreu o encerramento com a Santa Missa que contou com a presença do Bispo Dom José Eudes e todos os padres presentes.

                Taisa aparecida Ferreira Soares

 

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: