Bispo Diocesano de Guanhães envia Mensagem de Páscoa para o Povo de Deus

Neste período de celebração da Páscoa, o Bispo Diocesano de Guanhães, Dom Otacilio Ferreira de Lacerda, enviou uma mensagem de esperança e renovação para todo o Povo de Deus da Diocese. A mensagem, repleta de significado e reflexão, convida os fiéis a celebrarem o triunfo da vida sobre a morte.

Ao citar as palavras de Jesus aos seus discípulos, o Bispo destaca a importância da paz e da ação do Espírito Santo na vida de cada um. “Celebrar a Páscoa é celebrar o transbordamento da alegria da Ressurreição do Senhor”, expressa Dom Otacilio, lembrando que a vida vence todas as adversidades.

No contexto do Ano da Oração, o Bispo incentiva a comunhão e solidariedade entre os fiéis, convidando-os a serem “peregrinos de esperança”, construindo pontes e fortalecendo os laços de fraternidade e paz.

A mensagem termina com os votos de uma “Feliz e Santa Páscoa do Senhor”, desejando bênçãos abundantes sobre todo o clero e o Povo de Deus das Paróquias e Comunidades de Guanhães.

A mensagem completa pode ser lida a seguir:

Mensagem de Páscoa

Amado Povo de Deus da Diocese de Guanhães-MG,

“Novamente, Jesus disse: ‘A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também vos envio’. E depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: ‘Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos.’” (Jo 20,21-23)

Celebrar a Páscoa é celebrar o transbordamento da alegria da Ressurreição do Senhor, testemunhada pelas mulheres no primeiro dia da semana, e que, de fato, é a mais bela e alegre notícia que podemos ao mundo anunciar e testemunhar: “Ele Ressuscitou como disse. Aleluia! A vida venceu a morte. Aleluia!”. Crer e celebrar a Ressurreição do Senhor é renovar a alegria da vitória da luz sobre as trevas, da paz sobre a violência, do amor sobre o ódio, da vida sobre a morte. Vivendo o Ano da Oração, como “peregrinos de esperança”, sejamos uma Igreja sinodal, conduzidos pela presença e a ação do Espírito Santo, caminhando sempre juntos, na comunhão, proximidade, compaixão e solidariedade, construindo pontes, a fim de que passemos da cultura do isolamento e descarte para a cultura da fraternidade e paz, fortalecendo os laços de amizade social, pois, como nos disse o Senhor: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). Desejo a todo o clero e a todo o Povo de Deus de nossas Paróquias e Comunidades, uma Feliz e Santa Páscoa do Senhor, com renovados esforços na procura das coisas do alto (cf. Cl 3,1-4), acompanhado de copiosas bênçãos. Aleluia! Aleluia!

Guanhães, 28 de março de 2024.

Dom Otacilio Ferreira de Lacerda Bispo Diocesano

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: