No dia 7 de outubro, realizou-se em Guanhães sob a assessoria de Denílson Mariano, irmão Sacramentino, membro do Mobon, membro da equipe de Animação Bíblica da Pastoral do Regional Leste ll, um encontro de aprofundamento sobre a Animação Bíblica da Pastoral, tão insistentemente divulgada no Documentos da CNBB n° 111, dentre outros.
O encontro inciou com oração e acolhida dos participantes de diversas paróquias de nossa diocese e com grande presença das lideranças da paróquia São Miguel. Estiveram presentes os padres: Wanderlei, Salomão, José Aparecido dos Santos, Thiago e o seminarista Abel.
Dom Otacílio, marcou sua presença acolhendo o coordenador Mariano e deixou sua mensagem ao grupo: Bíblia na mão para leitura, reflexão, vivência e partilha.
Nosso sonho é que sejamos uma igreja Comunidade de comunidades, que sejamos de fato discípulos missionários em uma igreja em saída, portanto não podemos nos acomodar, acabou a pandemia, graças a Deus! Como nos diz o Papa Francisco na sua Carta Encíclica “Desiderio Desideravi”, número 5: ‘não deveríamos ter sequer um momento de descanso, sabendo que nem todos ainda receberam o convite à Ceia, ou que outros esqueceram ou se perderam nos caminhos tortuosos da vida dos homens…’
Precisamos fortalecer uma catequese Comunitária, pois a comunidade é meta e lugar onde acontece a Iniciação a Vida Cristã. Precisamos de mulheres e homens biblicamente animados, para sermos agentes da Palavra sem medo de anunciar e despertar outros.
O Irmão Denilson deu vários “assoprões nas brasinhas ainda fumegantes, tentando se manterem acesas.”
Ao final foi realizado um pequeno trabalho de grupo de onde saíram pistas importantes de encaminhamentos para os próximos passos da animação bíblica na Diocese:
* Reativar os grupos de reflexão;
* Criar equipes de animação bíblica nas paróquias com representantes de todas as comunidades;
* Formar grupos de estudos com todos os movimentos da paróquia;
*Envolver mais a família – pais , jovens e crianças;
*Catequese com centralidade na Palavra.
*Transformar os grupos de Novena’do Natal em grupos de Reflexão;
*Criar uma Escola Bíblica de Formação Diocesana .
Ao final fez-se uma celebração de envio de muita profundidade dos leigos e leigas presentes às suas áreas pastorais onde cada um assumiu o compromisso de anunciar , partilhar e vivenciar a Palavra em suas paróquias.
Que esse encontro dê bons frutos em nossas paróquias e em nossa diocese, essa, com o regional e esse, com a CNBB fazendo acontecer a sinodalidade , uma Igreja em saída com a Bíblia na mão para que a Palavra seja refletida , celebrada, vivenciada e partilhada.
Alessandro, Eliana e Madalena.