No sábado, dia 20 de janeiro de 2023, reuniram-se no Salão da Catedral de São Miguel em Guanhães-MG representantes dos cristãos leigos, coordenadores das CEBS, membros de Grupos de Reflexão da diocese de Guanhães, das paróquias das cidades de Guanhães São Miguel e Almas, Nossa Senhora Aparecida do bairro Pito, Divinolândia de Minas, Dom Joaquim, Dores de Guanhães, Senhora do Porto, São Pedro do Suaçuí, São João Evangelista, São José do Jacuri, Joanésia, Paulistas, Virginópolis e Sabinópolis, o padre Wanderlei Rodrigues dos Santos e Dom Marcello Romano, Bispo Emérito de Araçuaí e pároco de Dores de Guanhães.
O encontro iniciou-se com oração/reflexão: “CEBS, UMA IGREJA SINODAL” conduzidas por Néria e Maria Ângela da cidade de Virginópolis.
Madalena da coordenação do CNLB e padre Wanderlei Rodrigues dos Santos acolheram os participantes. A seguir, o cristão leigo Alessandro, da paróquia São Pedro, falou sobre a identidade e atuação das Cebs e Grupos de Reflexão e conduziu um momento de análise de conjuntura do momento pelo qual o Brasil e o mundo estão passando pós-pandemia do covid-19, à luz de textos e reflexões produzidos pelo grupo de análise de conjuntura instituído pela CNBB.
Os participantes fizeram intervenções e enriqueceram o debate. As comunicações sobre as agendas de atividades das CEBS a nível estadual e nacional foram repassadas por Néria que informou sobre a representação dela e Ivone no 15° Interclesial das CEBS que será realizado em de 18 a 22 de julho em Rondonópolis-MT.
Ao final, padre Wanderlei e Madalena avaliaram com os presentes o encontro, que manifestaram que foi muito positivo para a formação e animação das Cebs e Grupos de Reflexão da diocese.
A animação do encontro foi realizada pelos membros da Cebs da paróquia São José em Paulistas.
Ficou agendado para o mês de setembro o 2° ENCONTRO DIOCESANO com a coordenação de Denilson Mariano da Silva do MOBOM.
Texto: Alessandro Gomes
Fotos: Alessandro e Madalena.