No dia 19 de julho de 2022 os candidatos ao diaconato: seminaristas Thiago Dione Vileforte, Filipe Ferreira Coelho, Vinícius Lucas Pereira Brandão, realizaram o rito de profissão de fé e juramento de fidelidade diante do bispo da Diocese de Guanhães, Dom Otacilio Ferreira de Lacerda. Desde a última segunda-feira, dia 18 de julho de 2022, os futuros diáconos estão em retiro na Serra da Piedade. O clero da diocese de Guanhães também está em retiro no mesmo local.
O rito da Profissão de Fé é a declaração pública do candidato que afirma crer na fé da Igreja e em tudo o que ela ensina. O Juramento de Fidelidade declara que o candidato conhece as obrigações do ministério e abraça livremente o Sacramento da Ordem. Aliás, quando o ministro sagrado fala – sobretudo dentro do rito de uma celebração –, o faz como porta-voz da igreja e não das suas próprias ideias.
Os três seminaristas serão ordenados diáconos no dia 6 de agosto de 2022, durante a celebração que será presidida pelo bispo diocesano. A ordenação diaconal acontecerá na Catedral de Guanhães. Após a ordenação, os jovens continuarão o estágio pastoral em paróquias da região até as suas ordenações presbiterais, com datas ainda a serem definidas.