Primeira reunião do Clero de Guanhães em 2022 – presencial

A primeira reunião presencial do Clero de Guanhães iniciou as 9h do dia 22/02/2022 (último palíndromo do século). Após a oração inicial conduzida pelos seminaristas em estágio paroquial Thiago, Vinícius e Filipe, Dom Otacilio prosseguiu tratando sobre a flexibilização: orientações, perspectivas. É preciso cuidado sempre e avançar com prudência.

Neste sentido, entendendo as variadas necessidades – dos féis e do contexto – as confissões na quaresma serão realizadas sob o uso do meio extraordinário da “confissão comunitária” conforme as possibilidades dadas pela igreja no Direito Canônico (cf. cân. 960 e 961 § 2); mantendo-se, na medida do possível, o atendimento individual aos fiéis que solicitarem, observando-se os protocolos. E assim será possível aos fiéis realizar a prática penitencial recomendada em preparação para a Páscoa.

É importante compreender que, conforme o Direito Canônico Cânone 962 § 1, para que um fiel possa receber validamente a absolvição dada simultaneamente a muitos, requer-se não só que esteja devidamente disposto, mas que ao mesmo tempo se proponha também a confessar individualmente, no tempo devido, os pecados graves que no momento não pode assim confessar.

A programação do tempo quaresmal será marcada também pela celebração dos 5 anos de ordenação episcopal de Dom Otacilio, dia 17 de Março (véspera) na Catedral ás 19h, e pela  manhã de oração quaresmal para o clero, no dia 18 de Março às 9h. A missa dos Santos Óleos será celebrada no dia 7 abril, às 19h, com presença de ao menos 2 leigos de cada paróquia.

Seguindo na caminhada sinodal que estamos realizando, o coordenador de Pastoral Pe José Aparecido dos Santos lembrou a todos do prazo para trabalhar a fase Paroquial do Sínodo 2021-2023: o questionário deverá ser enviado até final de abril e com ele será realizado um relatório de cada paróquia. E incentivou promover participação de todos os órgãos que houver na paróquia.

O assessor da Pastoral Familiar, Pe Bruno Costa Ribeiro, lembrou que a igreja ainda está celebrando o Ano da Família Amoris Laetitia e um dos objetivos é alargar o olhar e a ação da Pastoral Familiar para que se torne transversal, de modo a incluir os cônjuges, os filhos, os jovens, os idosos e as situações de fragilidade familiar. A “Live: o Ano da Família” no canal da diocese – https://www.youtube.com/watch?v=CjY6cvJsAAA – apresenta proposta para pastoral familiar concretizar este objetivo.

A contadora Marina Carvalho Costa marcou presença também nesta reunião, na companhia de Wiara Leite, dando orientações diversas; realizou uma exposição e evolução da atividade contábil na diocese sob sua assessoria e esclareceu ainda mais sobre de que modo essa assessoria acontece. Em breve a contadora terá no prédio da mitra uma nova instalação.

O promotor vocacional, Pe Salomão Rafael, comunicou que temos 12 (doze) seminaristas no Seminário de Diamantina. Neste ano, algumas paróquias acolheram seminaristas aos finais se semana, a saber: Anderson Alves Rocha: Sabinópolis, Alisson Sandro Anacleto da Silva: Guanhães (Pito), Gabriel Ferreira Oliveira: São João Evangelista; Carlos Magno Silva Soares: São Sebastião do Maranhão. Também pediu a atenção e o engajamento de todos no “Projeto SAV” em vista do Ano Vocacional de 2023.

A próxima reunião do Clero será realizada no dia 18 de maio.

A Palavra do Pastor
Amar como Jesus Ama: desafio e missão – Homilia – V Domingo da Páscoa – Ano C

Amar como Jesus Ama: desafio e missão – Homilia – V Domingo da Páscoa – Ano C

Amar como Jesus Ama: desafio e missão “Vede como eles se amam” (Tertuliano) A Liturgia do 5º domingo da Páscoa...
Read More
A voz do Bom Pastor – Homilia 4º Domingo da Páscoa – Ano C

A voz do Bom Pastor – Homilia 4º Domingo da Páscoa – Ano C

“Eu sou o Bom Pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem,  assim como o Pai me conhece e Eu...
Read More

“Ele está no meio de nós!” Aleluia! – Homila III Domingo de Páscoa Ano C

“Ele está no meio de nós!” Aleluia! Com a Liturgia do terceiro Domingo da Páscoa (Ano B), refletimos sobre o modo de...
Read More
A Fé no Ressuscitado é missão de paz! Segundo Domingo Tempo pascal – Ano C

A Fé no Ressuscitado é missão de paz! Segundo Domingo Tempo pascal – Ano C

A Liturgia do 2º Domingo da Páscoa (ano C), também chamado de Domingo da Misericórdia, nos convida a refletir sobre...
Read More
Páscoa do Senhor: Muito mais que sete verbos…

Páscoa do Senhor: Muito mais que sete verbos…

Quando o Domingo de Páscoa celebramos, Sete verbos aprendemos para conjugação, Nos tempos Pretérito, Presente e Futuro. Para quem acredita...
Read More
Celebremos a Vigília Pascal ( Ano C)

Celebremos a Vigília Pascal ( Ano C)

Para bem celebrar a Vigília Pascal, a antiquíssima Vigília, a Mãe de todas as Vigílias, sejamos enriquecidos pelo Sermão de...
Read More
Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor (Ano C)

Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor (Ano C)

 “Contemplemos e fiquemos abismados diante da mais bela História do Amor de Deus por nós: Jesus Cristo, 0 Filho Amado...
Read More
A Quaresma e a“escala da perfeição”-   V Domingo da Quaresma Ano C.

A Quaresma e a“escala da perfeição”- V Domingo da Quaresma Ano C.

Quaresma, tempo favorável para penitência e privações, mas, sobretudo, tempo de conversão e regresso às fontes evangélicas, com início na...
Read More
“Vá e não peques mais” – Homilia V Domingo da Quaresma – Ano C

“Vá e não peques mais” – Homilia V Domingo da Quaresma – Ano C

No 5º Domingo da Quaresma (Ano C), a Liturgia da Palavra da Santa Missa nos convida a nos pormos de...
Read More
A inexplicável Misericórdia Divina nos faz novas criaturas- IV Domingo do Tempo da Quaresma – Ano C

A inexplicável Misericórdia Divina nos faz novas criaturas- IV Domingo do Tempo da Quaresma – Ano C

“Irmãos, se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo.” (2Cor 5, 17)...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: