Pausa e Renovação: “Vinde e descansai um pouco” (Mc 6,30-31)

Estamos encerrando o mês de janeiro que para muitos é tempo de férias e descanso; tempo especial para se aproveitar junto a família e amigos. Há quem faça contagem regressiva para o início das esperadas férias. E quem nunca fez? Este é um tempo importante na vida de um seminarista – e de um presbítero – já que rotina formativa é exigente, com horários rigorosos de estudo, oração e trabalho pastoral. O corpo e a cabeça pedem um descanso, e eles também aguardam ansiosos pelo período de recesso, geralmente concedido ao menos no final do ano. Para o seminarista Alisson Sandro este é um tempo que deve ser bem aproveitado:

“Nós, seminaristas da diocese, começamos nosso ano de 2022 com bastante animação. As férias são um tempo frutuoso para o descanso necessário, para estarmos em nossa comunidade e com nossa família, recarregando as energias e fortalecendo a vocação. Estar nas nossas comunidades é revisitar nossa história vocacional e sentir novamente o Bom Pastor nos chamando.

Nesse ano, três dos nossos irmãos começam uma nova etapa: o período de síntese, a pastoral. Filipe Ferreira viverá essa experiência na paróquia de Santo Antônio, de Coluna, junto ao Pe. José Adriano e o povo de Deus daquela paróquia. Thiago Vileforte fará sua síntese na paróquia de Nossa Senhora da Pena, em Rio Vermelho, junto ao povo e ao Pe. João Gomes. Vinicius Brandão, junto ao bom povo de São Pedro do Suaçuí e ao Pe. Guilherme Lage, viverá também sua pastoral na paróquia de São Pedro.

Para nossa comunidade seminarística é uma alegria poder vivenciar com eles esse momento, na expectativa de vivermos também nós esse período tão importante, se for da vontade de Deus.

Os demais seminaristas, do segundo ano do discipulado até o quarto ano da configuração, realizaram também uma experiência pastoral de 15 dias convivendo com algumas paróquias de nossa diocese.

Conforme a programação, o seminarista Sílvio, do 2º ano do discipulado, foi escalado para paróquia de Sant’Ana de Ferros, com o Pe. Edimilson. Do 3º ano do discipulado, o Yan foi escalado para paróquia de Nossa Senhora do Amparo, em Braúnas, com o Pe. Amarildo; Guilherme foi escalado para paróquia de São Domingos de Gusmão, em Dom Joaquim, com o Pe. Mário Gomes; Evanilton foi escalado para paróquia São Sebastião de Joanésia, com Pe. Osmar; Alvim foi escalado para Paróquia Nossa Senhora do Pilar, de Morro do Pilar, com o Pe. José Martins; Abel foi escalado para Paróquia de Sant’Ana de Água Boa, com Pe. Daniel Bueno. Já os seminaristas da teologia, do 1º ano da configuração, o seminarista Carlos foi escalado para paróquia Santa Maria Eterna, em Santa Maria do Suaçuí, com o Pe. Dilton e Pe. Luiz Maurício; do 3º ano da configuração, Gabriel foi escalado para paróquia Nossa Senhora das Dores, em Dores de Guanhães, junto ao Dom Marcello Romano; Alisson foi escalado para paróquia de São José de Paulistas, com o Pe. André da Lomba; do 4º de configuração, Anderson foi escalado para Paróquia de São Sebastião do Maranhão, com o Pe. Bruno.

Esse tempo é muito oportuno para irmos conhecendo nossa diocese, para amá-la mais e para estar consciente também dos desafios e alegrias de nossas comunidades. Não é um período para ensinar, mas para aprender, para conhecer, para viver a experiência de Deus junto ao povo d’Ele.

Rezem por nós seminaristas, pelo nosso discernimento vocacional, para que correspondamos com amor e fidelidade ao chamado do Senhor da Messe aqui na nossa querida Diocese de Guanhães. A toda Santa Mãe de Deus seja a estrela da nossa evangelização e São Miguel, nosso excelso padroeiro, seja nosso defensor!”

Alguns dos seminaristas não puderam se fazer presente conforme a escala proposta devido a esse contexto pandêmico de mudanças vertiginosas ou, ainda, por conta das péssimas condições das estradas neste grande e intenso período chuvoso.

As férias começaram em dezembro e os estudos no seminário retomam em fevereiro. Alguns dos seminaristas, que estão em período de síntese, iniciaram sua experiência pastoral já no mês de janeiro.

Informações do Sem. Álisson Sandro e
fotos do Sem. Yan Ricardo

A Palavra do Pastor
Amar como Jesus Ama: desafio e missão – Homilia – V Domingo da Páscoa – Ano C

Amar como Jesus Ama: desafio e missão – Homilia – V Domingo da Páscoa – Ano C

Amar como Jesus Ama: desafio e missão “Vede como eles se amam” (Tertuliano) A Liturgia do 5º domingo da Páscoa...
Read More
A voz do Bom Pastor – Homilia 4º Domingo da Páscoa – Ano C

A voz do Bom Pastor – Homilia 4º Domingo da Páscoa – Ano C

“Eu sou o Bom Pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem,  assim como o Pai me conhece e Eu...
Read More

“Ele está no meio de nós!” Aleluia! – Homila III Domingo de Páscoa Ano C

“Ele está no meio de nós!” Aleluia! Com a Liturgia do terceiro Domingo da Páscoa (Ano B), refletimos sobre o modo de...
Read More
A Fé no Ressuscitado é missão de paz! Segundo Domingo Tempo pascal – Ano C

A Fé no Ressuscitado é missão de paz! Segundo Domingo Tempo pascal – Ano C

A Liturgia do 2º Domingo da Páscoa (ano C), também chamado de Domingo da Misericórdia, nos convida a refletir sobre...
Read More
Páscoa do Senhor: Muito mais que sete verbos…

Páscoa do Senhor: Muito mais que sete verbos…

Quando o Domingo de Páscoa celebramos, Sete verbos aprendemos para conjugação, Nos tempos Pretérito, Presente e Futuro. Para quem acredita...
Read More
Celebremos a Vigília Pascal ( Ano C)

Celebremos a Vigília Pascal ( Ano C)

Para bem celebrar a Vigília Pascal, a antiquíssima Vigília, a Mãe de todas as Vigílias, sejamos enriquecidos pelo Sermão de...
Read More
Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor (Ano C)

Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor (Ano C)

 “Contemplemos e fiquemos abismados diante da mais bela História do Amor de Deus por nós: Jesus Cristo, 0 Filho Amado...
Read More
A Quaresma e a“escala da perfeição”-   V Domingo da Quaresma Ano C.

A Quaresma e a“escala da perfeição”- V Domingo da Quaresma Ano C.

Quaresma, tempo favorável para penitência e privações, mas, sobretudo, tempo de conversão e regresso às fontes evangélicas, com início na...
Read More
“Vá e não peques mais” – Homilia V Domingo da Quaresma – Ano C

“Vá e não peques mais” – Homilia V Domingo da Quaresma – Ano C

No 5º Domingo da Quaresma (Ano C), a Liturgia da Palavra da Santa Missa nos convida a nos pormos de...
Read More
A inexplicável Misericórdia Divina nos faz novas criaturas- IV Domingo do Tempo da Quaresma – Ano C

A inexplicável Misericórdia Divina nos faz novas criaturas- IV Domingo do Tempo da Quaresma – Ano C

“Irmãos, se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo.” (2Cor 5, 17)...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: