Pausa e Renovação: “Vinde e descansai um pouco” (Mc 6,30-31)

Estamos encerrando o mês de janeiro que para muitos é tempo de férias e descanso; tempo especial para se aproveitar junto a família e amigos. Há quem faça contagem regressiva para o início das esperadas férias. E quem nunca fez? Este é um tempo importante na vida de um seminarista – e de um presbítero – já que rotina formativa é exigente, com horários rigorosos de estudo, oração e trabalho pastoral. O corpo e a cabeça pedem um descanso, e eles também aguardam ansiosos pelo período de recesso, geralmente concedido ao menos no final do ano. Para o seminarista Alisson Sandro este é um tempo que deve ser bem aproveitado:

“Nós, seminaristas da diocese, começamos nosso ano de 2022 com bastante animação. As férias são um tempo frutuoso para o descanso necessário, para estarmos em nossa comunidade e com nossa família, recarregando as energias e fortalecendo a vocação. Estar nas nossas comunidades é revisitar nossa história vocacional e sentir novamente o Bom Pastor nos chamando.

Nesse ano, três dos nossos irmãos começam uma nova etapa: o período de síntese, a pastoral. Filipe Ferreira viverá essa experiência na paróquia de Santo Antônio, de Coluna, junto ao Pe. José Adriano e o povo de Deus daquela paróquia. Thiago Vileforte fará sua síntese na paróquia de Nossa Senhora da Pena, em Rio Vermelho, junto ao povo e ao Pe. João Gomes. Vinicius Brandão, junto ao bom povo de São Pedro do Suaçuí e ao Pe. Guilherme Lage, viverá também sua pastoral na paróquia de São Pedro.

Para nossa comunidade seminarística é uma alegria poder vivenciar com eles esse momento, na expectativa de vivermos também nós esse período tão importante, se for da vontade de Deus.

Os demais seminaristas, do segundo ano do discipulado até o quarto ano da configuração, realizaram também uma experiência pastoral de 15 dias convivendo com algumas paróquias de nossa diocese.

Conforme a programação, o seminarista Sílvio, do 2º ano do discipulado, foi escalado para paróquia de Sant’Ana de Ferros, com o Pe. Edimilson. Do 3º ano do discipulado, o Yan foi escalado para paróquia de Nossa Senhora do Amparo, em Braúnas, com o Pe. Amarildo; Guilherme foi escalado para paróquia de São Domingos de Gusmão, em Dom Joaquim, com o Pe. Mário Gomes; Evanilton foi escalado para paróquia São Sebastião de Joanésia, com Pe. Osmar; Alvim foi escalado para Paróquia Nossa Senhora do Pilar, de Morro do Pilar, com o Pe. José Martins; Abel foi escalado para Paróquia de Sant’Ana de Água Boa, com Pe. Daniel Bueno. Já os seminaristas da teologia, do 1º ano da configuração, o seminarista Carlos foi escalado para paróquia Santa Maria Eterna, em Santa Maria do Suaçuí, com o Pe. Dilton e Pe. Luiz Maurício; do 3º ano da configuração, Gabriel foi escalado para paróquia Nossa Senhora das Dores, em Dores de Guanhães, junto ao Dom Marcello Romano; Alisson foi escalado para paróquia de São José de Paulistas, com o Pe. André da Lomba; do 4º de configuração, Anderson foi escalado para Paróquia de São Sebastião do Maranhão, com o Pe. Bruno.

Esse tempo é muito oportuno para irmos conhecendo nossa diocese, para amá-la mais e para estar consciente também dos desafios e alegrias de nossas comunidades. Não é um período para ensinar, mas para aprender, para conhecer, para viver a experiência de Deus junto ao povo d’Ele.

Rezem por nós seminaristas, pelo nosso discernimento vocacional, para que correspondamos com amor e fidelidade ao chamado do Senhor da Messe aqui na nossa querida Diocese de Guanhães. A toda Santa Mãe de Deus seja a estrela da nossa evangelização e São Miguel, nosso excelso padroeiro, seja nosso defensor!”

Alguns dos seminaristas não puderam se fazer presente conforme a escala proposta devido a esse contexto pandêmico de mudanças vertiginosas ou, ainda, por conta das péssimas condições das estradas neste grande e intenso período chuvoso.

As férias começaram em dezembro e os estudos no seminário retomam em fevereiro. Alguns dos seminaristas, que estão em período de síntese, iniciaram sua experiência pastoral já no mês de janeiro.

Informações do Sem. Álisson Sandro e
fotos do Sem. Yan Ricardo

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: