Reunião sobre o “retorno” da catequese em São Sebastião do Maranhão – MG

Respeitando as recomendações comunicadas por Dom Otacilio ao clero e as recomendações dadas pela coordenação diocesana, a catequese em São Sebastião do Maranhão se prepara para retomar suas atividades. No entanto, algumas paróquias da diocese de Guanhães não pausaram suas atividades, pois  se adaptaram ao contexto da pandemia. “Não podemos ser pessimistas e nem tão otimistas, mas pés no chão” disse a coordenadora diocesana da catequese, Eliana Alvarenga Guimarães por videochamada em reunião com os catequistas da paróquia São Sebastião.

Sendo assim, essa reunião não se tratou apenas do retorno a catequese presencial, mas sim do retorno da catequese em qualquer que seja a modalidade. Padre Bruno deixou claro que “não é obrigatório o retorno presencial da catequese em todas as comunidades: as comunidades, as coordenações, catequistas e as  famílias irão  avaliar sobre essa possibilidade – assim como as missas presenciais ainda não retornaram em todas as comunidades, porém  não podemos continuar parados, pois já existem possibilidades (modalidades) que têm dado certo e  e na nossa diocese também há e têm dado certo.

A coordenadora diocesana da catequese, Eliana, orientou aos catequistas sobre essas modalidades da catequese e formação de catequistas: as formações têm acontecido por videoconferência e muito conteúdo já foi abordado desde o início da pandemia; o conteúdo da catequese não presencial é disponibilizado pela coordenação conforme  solicitação dos catequistas.

As turmas voltarão a se reunir presencialmente com a devida autorização dos pais (assinada), seguindo os protocolos de vigilância sanitária. Aqueles que ainda não se sentirem à vontade poderão dar continuidade a preparação catequética em suas casas – a igreja doméstica – e não ficarão prejudicados por isso.

Esta reunião foi uma experiência nova já que os catequistas estavam no salão paroquial de São Sebastião do Maranhão (MG) e a coordenadora de catequese estava em Guanhães e participou por videochamada; “Um encontro virtual, porém real” e que deu pistas de ação para o trabalho catequético nesta paróquia.

A coordenadora Eliana falou da alegria de   “se fazer presente” nesse encontro , agradeceu ao Pe Bruno pelo convite, parabenizou-o pela iniciativa  de promover esse encontro , colaborar com os trabalhos da catequese e orientar aos catequistas. Ela falou sobre as quatro comunidades da Diocese que estão realizando encontros virtuais com pais e crianças  e que estão ficando muito bons.

Concluindo,  ela também agradeceu aos catequistas pelo lindo trabalho realizado e parabenizou-os pelo Dia da Catequista.

PASCOM Paróquia São Sebastião do Maranhão – MG

 

 

 

 

 

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: