MÊS DE AGOSTO É DEDICADO À ORAÇÃO, REFLEXÃO E ATIVIDADES NAS COMUNIDADES SOBRE O TEMA DAS VOCAÇÕES

O mês de agosto, conforme costume da Igreja, é dedicado à oração, reflexão e atividades nas comunidades sobre o tema das vocações. A cada semana do mês lembra-se uma vocação: na primeira a vocação para o ministério ordenado (diáconos, padres e bispos), na segunda semana para a vida em família, na terceira semana coloca-se em destaque a vocação para a vida consagrada, e na quarta semana contempla-se a vocação para os ministérios e serviços na comunidade, em especial o catequista.

“O amor é o pressuposto básico de toda e qualquer vocação. É dele que decorre a entrega de uma vida a serviço de Deus e do próximo. Estamos conscientes de que a nossa grande vocação é o retorno à casa do Pai, para o feliz convívio eterno com Deus, a fonte de todas as vocações. Mas tal retorno exige uma resposta de amor no dia-a-dia de nosso viver, que se realiza mediante uma vocação específica”. afirma dom Francisco Carlos Bach, bispo de Joinville (SC).

Nesta segunda semana de agosto, de 8 a 14, que é dedicada a vida em família, a Igreja propõe a reflexão acerca da importância da família no cotidiano das pessoas. Durante a Semana Nacional da Família, por exemplo, iniciativa proposta pela Pastoral Familiar, busca-se refletir, entre outros temas, sobre a mansidão e o amor familiar como vocação e caminho para santidade.

“Somos convidados a fazer a contemplação da Santíssima Trindade, a contemplação do Deus que é amor, que é família, e que criou as famílias humanas naturalmente vocacionadas para as fazer comungar nesse mistério de amor” (Trecho do Hora da Família).

Para também celebrar esta segunda semana do mês vocacional, o “Hora Vocacional“, elaborado pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, traz um roteiro de leitura orante, com o tema relacionado a vocação específica da família. O subsídio está a venda no site da Editora da CNBB.

O subsídio “Hora Vocacional” deseja inspirar-nos na verdade de que “Cristo nos salva e nos envia”, por meio de celebrações e reflexões importantes para a animação do mês vocacional, celebrado em agosto.

Formações

Como forma de proporcionar um encontro de formação, reflexão e interação vocacional que se inspira no tema do mês vocacional 2021, que é “Cristo nos salva e nos envia”, a revista Rogate de Animação Vocacional  em parceria com o Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional, o Instituto de Pastoral Vocacional (IPV) e outros organismos da Igreja realizam a Hora Vocacional.

O evento acontece de forma on-line no mês de agosto. A experiência da realização de encontros on-line, por meio de uma plataforma de interação gratuita, é considerada positiva.

“Se não é possível o contato pessoal, por outro lado o encontro virtual permite a participação de pessoas de todas as regiões do Brasil e até mesmo de outros países, de forma segura. De certo modo, estamos buscando odres novos para vinho novo vocacional, em tempos de forte aceleração das tecnologias de presença on-line”.

Fonte: https://www.cnbb.org.br/o-mes-de-agosto-conforme-costume-da-igreja-e-dedicado-a-oracao-reflexao-e-atividades-nas-comunidades-sobre-o-tema-das-vocacoes/

A Palavra do Pastor
Graça e perseverança na missão

Graça e perseverança na missão

 “Tende entre vós o mesmo sentimento que existe em Cristo Jesus” (Fl 2,5) Retomo as iluminadoras palavras do Papa Francisco na...
Read More
Sejamos curados pelo Senhor – Homilia – XXIII Domingo do Tempo Comum

Sejamos curados pelo Senhor – Homilia – XXIII Domingo do Tempo Comum

“Olhando para o céu, suspirou e disse:  “Effatha!”, que quer dizer “abre-te!” No 23º Domingo do Tempo Comum (ano B),...
Read More
Paróquia: Escola de Comunhão e de Amor

Paróquia: Escola de Comunhão e de Amor

Como Igreja que somos, precisamos testemunhar a nossa Fé, dando solidez à Esperança, na vivência concreta e eficaz da Caridade,...
Read More
Nossa prática religiosa é agradável a Deus? Homilia – 22º Domingo do Tempo Comum – Ano B – Dom  Otacilio F. de Lacerda.

Nossa prática religiosa é agradável a Deus? Homilia – 22º Domingo do Tempo Comum – Ano B – Dom Otacilio F. de Lacerda.

Com a Liturgia do 22º Domingo do Tempo Comum (ano B), aprofundamos como deve ser uma verdadeira religião que agrade...
Read More
“Só Tu tens Palavras de vida eterna” – Homilia 21º Domingo do Tempo Comum

“Só Tu tens Palavras de vida eterna” – Homilia 21º Domingo do Tempo Comum

“A quem iremos, Senhor?” Com a Liturgia do 21º Domingo do Tempo Comum (ano B), refletimos sobre nossas opções, sobre o discernimento que...
Read More
A missão e o Alimento indispensável – Homilia 19º Domingo Comum – Ano B

A missão e o Alimento indispensável – Homilia 19º Domingo Comum – Ano B

A Liturgia do 19º Domingo do Tempo Comum (ano B), continuamos a refletir sobre um tema de extrema importância: Jesus...
Read More

Temos fome e sede de Deus – XVIII Domingo do Tempo Comum

Com a Liturgia do 18º Domingo do Tempo Comum (ano B), refletimos sobre o Jesus, o Pão da Vida, e,...
Read More
A insustentabilidade dos horizontes fragmentários

A insustentabilidade dos horizontes fragmentários

“Qual é o lugar que concedemos a Deus na nossa vida? Na cultura contemporânea está presente um indubitável processo de...
Read More
Eucaristia: O milagre do amor e da partilha XVII Domingo do Tempo Comum do Ano B

Eucaristia: O milagre do amor e da partilha XVII Domingo do Tempo Comum do Ano B

Com a Liturgia do 17º Domingo do Tempo Comum (ano B), contemplamos a ação de Deus: é próprio do Seu...
Read More
“Confirma a caridade para consolidar a unidade”

“Confirma a caridade para consolidar a unidade”

“Confirma a caridade para consolidar a unidade” Reflitamos à luz deste parágrafo do Sermão sobre os pastores, escrito pelo Bispo...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: