MISSA DE POSSE DO PADRE GUILHERME NA PARÓQUIA SÃO PEDRO

Na missa da Festa de Santa Maria Madalena(22/07/2021), com Rito de Posse Canônica, presidida pelo Bispo Dom Otacilio Ferreira de Lacerda e concelebrada por vários presbíteros da diocese, tomou posse como pároco da Paróquia São Pedro, em São Pedro do Suaçuí, o padre Guilherme Soares Lage.
Nos ritos iniciais, padre Dilton Maria Pinto, Chanceler da Cúria, leu a Provisão de Pároco. Após, entregou-a a Dom Otacilio, que repassou ao padre Guilherme que, em seguida, a apresentou a toda a assembleia participante a qual o saudou com palmas.
Antes da proclamação do Evangelho, padre Guilherme recebeu o Evangeliário de Dom Otacilio com as exortações próprias do rito e assumiu o compromisso de anunciar a Palavra de Deus a todas as pessoas.
No início da homilia, Dom Otacilio saudou os presentes e os que participavam por meio das redes sociais e os padres que concelebraram: Luiz Mauricio Silva, José Geraldo da Silva, José Aparecido dos Santos, Mário Gomes da Silva, Valter Guedes de Oliveira (cerimoniário) Padre Salomão Rafael Gomes Neto, Padre Hermes Firmiano Pedro e Padre Dilton Maria Pinto. Após, fez saudação aos seminaristas Filipe Ferreira Coelho, Alisson Sandro Anacleto da Silva, Thiago Dione Vileforte e o irmão Igor Soares. O prefeito municipal Euzébio Teixeira e demais autoridades foram acolhidos juntamente com os pais do padre Guilherme: Alberto Soares de Brito e Maria Aparecida Pereira Lage.
Em suas palavras, dom Otacilio destacou a vida de Santa Maria Madalena, a primeira testemunha de Jesus, vivo e ressuscitado. Ressaltou que há dois meses, celebrava a ordenação de padre Guilherme na festa de Santa Rita de Cássia e que na festa de hoje inicia seus trabalhos como pároco. Dando continuidade, destacou a missão do presbítero na paróquia. Dialogou com a assembleia perguntando se o novo padre poderia contar com o apoio da comunidade para o exercício de sua missão.
Após a homilia, aconteceu o Rito da Renovação das Promessas Sacerdotais. Nesse momento, Padre Guilherme foi interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da Paróquia que lhe está sendo entregue.
Os próximos ritos foram da Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade, quando segurou o evangeliário e pronunciou a fórmula aprovada pela Santa Sé, conforme determina a disciplina da Igreja.
Nos ritos finais, padre Dilton fez a leitura da ata de posse sendo ela assinada pelo bispo diocesano e por todos os presbíteros presentes. Após, padre José Geraldo, representante de todos os presbíteros, dirigiu palavras de acolhida ao padre Guilherme, apresentou a disponibilidade dos irmãos do sacerdócio de colaborar na missão confiada e desejou sucesso na condução da primeira paróquia a qual denominou de “primeiro amor”.
A cristã leiga Marcia Peixoto Temponi, coordenadora da Comunidade Nossa Senhora das Graças, dirigiu ao pároco empossado uma mensagem de acolhida representando as lideranças comunitárias.
Antes da bênção final, Padre Guilherme manifestou-se aos seus paroquianos dizendo que gostaria de ser um pai de cada uma dessas ovelhas que a Igreja ora lhe confia. Ressaltou que o nome Guilherme significa cuidador e que ele deseja ser o bom pai do povo a ele confiado. Conclui pedindo forças a Deus e a intercessão de Santa Rita de Cassia, Santa Maria Madalena e São Pedro em sua missão.
A comunidade participou com júbilo desse momento marcante para história de nossa paróquia com 133 anos de caminhada. Rogamos ao Senhor para que abençoe o padre Guilherme e proteja em sua nova missão. Que São Pedro, nosso padroeiro, que foi o primeiro a receber as chaves do Reino, o inspire em sua missão de abrir portas e caminhos em São Pedro do Suaçuí.
Texto: Alessandro Gomes Alexandre
Revisão: Mariza Pimenta Dupim

Fotos: Paulo Henrique Alves Nunes

Publicação: Eliana Maria de Alvarenga Guimarães

 

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: