Seminaristas se preparam para o Ministério Ordenado

Quatro seminaristas do Curso de Teologia da Diocese de Guanhães, deram mais um passo importante no caminho formativo rumo ao sacerdócio.

As celebrações aconteceram na sexta-feira (25/06), às 19h, e no sábado (26/06) às 9h em missa presidida pelo bispo diocesano Dom Otacilio Ferreira de Lacerda, na Sé Catedral São Miguel Arcanjo.

Dos quatro seminaristas que atualmente cursam a Teologia, um foi admitido e os outros três instituídos no Ministério de Leitor, de acordo com o período da formação. Quem faz a acolhida e instituição é sempre o bispo diocesano, primeiro responsável pela formação dos seminaristas e futuro ordenante dos mesmos.

Admissão

O seminarista Anderson Alves Rocha, natural de Divinolândia de Minas/MG, foi admitido como candidato às Ordens Sacras. O rito formaliza oficialmente que o seminarista foi aceito pela Igreja como candidato para o ministério presbiteral. Isso equivale dizer que o mesmo passa para um momento muito mais sério de sua formação e terá ainda mais a obrigação de configurar o seu coração ao Coração de Cristo, pastor supremo.

Leitorato

os seminaristas Filipe Ferreira Coelho, natural de Guanhães/MG, Thiago Dione Vileforte, natural de São Sebastião do Maranhão/MG, e Vinicius Lucas Pereira Brandão, natural de Paulistas/MG, receberam o Ministério de Leitor e se tornaram leitores oficiais das Sagradas Escrituras na liturgia, recebendo assim a função de anunciar e ensinar as Escrituras, pela pregação, vida e oração. Aqueles que já foram admitidos como candidatos às Ordens Sacras irão com esse ministério, além de tornarem-se leitores instituídos da Palavra na assembleia orante, deverão crescer no contato cotidiano com a Palavra, para que sempre mais anunciem e vivam a Boa Notícia de Jesus Cristo.

 

A Celebração

A Celebração aconteceu de forma serena, alegre e expressiva. Houve a participação de alguns padres da nossa diocese, formadores do Seminário Provincial do Sagrado Coração de Jesus, em Diamantina/MG, familiares e amigos de nossos formandos. Na homilia, Dom Otacilio ressaltou a importância de cada passo na caminhada em preparação ao sacerdócio, e enfatizou: “esse momento é pequeno e simples, mas é gigante e muito significativo para a vida de vocês e para a caminhada. Desse pequeno passo, depende todos os outros.”

Que Deus em sua bondade, abençoe a estes jovens que se dedicam ao Reino na oferta generosa de suas vidas, em favor dos irmãos. Rezemos por eles, pelos seus formadores, pela nossa diocese e pelas vocações. Que são Miguel, nosso patrono, interceda a Deus por todos nós.

Texto: Michel Araújo  Pascom Diocesana

Fotos : Pascom São Miguel de Guanhães.

Mais fotos em: https://www.facebook.com/DioceseDeGuanhaes/photos/?ref=page_internal

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: