Prorrogado até dia 11 de abril a suspensão de missas presenciais na Diocese de Guanhães

O bispo de Guanhães, Dom Otacilio Ferreira de Lacerda, informou nesta segunda (5) que mantém recomendação para que missas sejam virtuais, acompanhando a fase emergencial do Plano do Estado que prorrogou a onda roxa até 11 de abril em 13 das 14 macrorregiões de saúde. Somente a macrorregião do Triângulo do Norte poderá avançar para a onda vermelha, após 30 dias na onda roxa do Minas Consciente; isto por que a região, que foi a primeira a ser inserida na fase mais restritiva do plano, apresentou melhora em todos os indicadores relacionados à Covid-19.

A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (5/4):

Caríssimos Presbíteros, Bispo Emérito, Diácono, Agentes de Pastoral e amado Povo de Deus da Diocese de Guanhães.

“Aqueles, porém, que esperam no Senhor, renovam as suas forças, criam asas como águia, correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” (Is 40,31)

Tendo ouvido o Conselho Presbiteral, e considerando a recente posição do Supremo Tribunal Federal (STF), assim como a atual situação de pandemia na maioria das cidades desta região, oriento para que a Diocese de Guanhães continue mantendo a restrição de celebrações, sendo apenas de forma virtual até o dia 11 de abril, inclusive.

A liberdade de culto é garantida por lei neste país, mas o cuidado com a vida deve estar sempre em primeiro lugar no amor a Deus sobre todas as coisas.

No entanto, ficaremos atentos para qualquer possível mudança no cenário, em contínuo processo de reflexão e posteriores orientações.

Contamos com a valiosa compreensão, paciência e colaboração de todos, e mais uma vez reafirmamos a importância de nossas famílias, como pequenas Igrejas Domésticas, com os votos de uma Santa e Feliz Páscoa.

No sábado (3), ministro Nunes Marques liberou celebrações religiosas presenciais coletivas. No entanto, conforme o cenário catastrófico, várias outras dioceses e arquidioceses no país seguem mantendo o plano de seu estado.

Em Minas Gerais foi registrado mais de mil pessoas aguardando por um leito de UTI nesta segunda-feira (29). De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), às 6h, 1.011 pacientes estavam à espera de internação em terapia intensiva, sendo 820 com suspeita ou confirmação de Covid-19 e 191 com outras demandas.

Para leitos de enfermaria, a fila é ainda maior: 2.807 pessoas aguardam por uma vaga, das quais 1.264 precisam ser internadas em unidades específicas para tratamento da Covid-19. Outros 1.543 pacientes esperam por leitos gerais de enfermaria.

Ainda durante um encontro virtual, o Comitê Extraordinário Covid-19, – grupo do Estado que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia no estado e que conta com integrantes da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, do Ministério Público, da Associação Mineira dos Municípios e da Defensoria, entre outros órgãos – optou por alterar a norma que restringe a circulação de pessoas das 20h às 5h e proíbe reuniões familiares durante a onda roxa do plano Minas Consciente, decretando o fim das duas medidas.

A suspensão atende a um acordo judicial feito pelo Governo de Minas na última segunda-feira (5/4), após o deputado estadual Bruno Engler questionar a constitucionalidade das medidas. Apesar do fim da proibição, o governador Romeu Zema reitera que o Estado desaconselha qualquer tipo de aglomeração ou trânsito desnecessário durante a pandemia. “Essas medidas não serão mais obrigatórias, mas é essencial que todos façam a sua parte para conseguirmos reduzir a propagação do vírus. Precisamos que a população mantenha todos os cuidados, use máscara e evite aglomerações para conseguirmos sair disso o mais rápido possível”, destacou.

O governador Romeu Zema (Novo) falou sobre a situação nas redes sociais nesta segunda-feira. Ele disse que a Covid-19 “cresce mais do que a capacidade de abertura de leitos”.

informações de g1.globo.com e Agência Brasil

A Palavra do Pastor
Presbítero: Homem da Palavra e de palavra

Presbítero: Homem da Palavra e de palavra

O sopro do Concílio nos desafiou a assumir as alegrias e tristezas, angústias e esperanças da humanidade, como Igreja de...
Read More
Do Cálice à Missão, da Missão ao Cálice!

Do Cálice à Missão, da Missão ao Cálice!

Todos os dias são dias de missão, e a Igreja que vive no tempo é missionária, por sua natureza, tendo...
Read More
Somente Deus nos concede a verdadeira riqueza – Homilia para o XXVIII Domingo do Tempo Comum – Ano B.

Somente Deus nos concede a verdadeira riqueza – Homilia para o XXVIII Domingo do Tempo Comum – Ano B.

No 28º Domingo do Tempo Comum (ano B), somos convidados a refletir sobre o essencial e o efêmero em nossa...
Read More
Somos um povo peregrino e evangelizador .

Somos um povo peregrino e evangelizador .

“Nós vimos o Senhor” (Jo 20,25) Na Exortação Evangelii Gaudium, o Papa afirma que “A Evangelização é dever da Igreja. Este sujeito da...
Read More
O Sacramento do Matrimônio no Plano de Deus – Homilia do XXVII Domingo do Tempo Comum do Ano B

O Sacramento do Matrimônio no Plano de Deus – Homilia do XXVII Domingo do Tempo Comum do Ano B

  No 27º Domingo do Tempo Comum (Ano B), refletimos sobre a aliança matrimonial que, no Projeto de Deus, consiste...
Read More
Graça e perseverança na missão

Graça e perseverança na missão

 “Tende entre vós o mesmo sentimento que existe em Cristo Jesus” (Fl 2,5) Retomo as iluminadoras palavras do Papa Francisco na...
Read More
Sejamos curados pelo Senhor – Homilia – XXIII Domingo do Tempo Comum

Sejamos curados pelo Senhor – Homilia – XXIII Domingo do Tempo Comum

“Olhando para o céu, suspirou e disse:  “Effatha!”, que quer dizer “abre-te!” No 23º Domingo do Tempo Comum (ano B),...
Read More
Paróquia: Escola de Comunhão e de Amor

Paróquia: Escola de Comunhão e de Amor

Como Igreja que somos, precisamos testemunhar a nossa Fé, dando solidez à Esperança, na vivência concreta e eficaz da Caridade,...
Read More
Nossa prática religiosa é agradável a Deus? Homilia – 22º Domingo do Tempo Comum – Ano B – Dom  Otacilio F. de Lacerda.

Nossa prática religiosa é agradável a Deus? Homilia – 22º Domingo do Tempo Comum – Ano B – Dom Otacilio F. de Lacerda.

Com a Liturgia do 22º Domingo do Tempo Comum (ano B), aprofundamos como deve ser uma verdadeira religião que agrade...
Read More
“Só Tu tens Palavras de vida eterna” – Homilia 21º Domingo do Tempo Comum

“Só Tu tens Palavras de vida eterna” – Homilia 21º Domingo do Tempo Comum

“A quem iremos, Senhor?” Com a Liturgia do 21º Domingo do Tempo Comum (ano B), refletimos sobre nossas opções, sobre o discernimento que...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: