Confiança, esperança e alegria no Senhor – Homilia – Terceiro Domingo do Advento – Ano B

“João é a voz no tempo;

Cristo é, desde o princípio, a Palavra eterna.”

Ao celebrar o 3º Domingo do Advento (ano B), chamado de “Domingo da alegria”, refletimos sobre o Projeto de salvação e vida plena que Deus tem a nos oferecer.

Cremos que as trevas cederão lugar à luz, novos tempos viveremos com a vinda do Verbo que Se fez Carne em nosso meio, fez morada entre nós.

Na passagem da primeira Leitura (Is 61, 1-2a.10-11), vemos que o Profeta é ungido pelo Senhor e sobre ele repousa o Espírito Santo, sem o que sua missão seria um fracasso.

Num período muito difícil (pós-exílio), o Profeta tem a missão, ungido pelo Espírito, de anunciar um tempo novo para o Povo de Deus, suscitando a confiança e a esperança adormecidas.

São tempos muito difíceis e incertos; o povo está desanimado e sem esperança, não obstante, é preciso reconstruir Jerusalém.

O Profeta se dirige aos pobres, pacíficos, humildes, simples, piedosos, os que temem a Deus, porque é através destes que Deus reescreverá a história de amor e vida plena.

Estes, ontem e hoje, se entregam nas mãos de Deus, com fé, humildade e confiança para participarem da obra de Deus, superando toda forma de racismo, exclusão, violência, exploração, terrorismo, imperialismos, prepotências…

Também nós, pelo Batismo, precisamos viver a vocação profética e ser uma voz de Deus, um sinal vivo do Amor de Deus pelos pobres, com renovado empenho e com coragem para construirmos um mundo melhor.

É preciso corresponder à presença amorosa de Deus em nossa vida, em sérios e inadiáveis compromissos, com confiança e esperança de um novo céu e uma nova terra.

Na passagem da segunda Leitura, o Apóstolo Paulo se dirige à comunidade de Tessalônica (1 Ts 5,16-24) para que ela seja uma comunidade vigilante na espera do Senhor que virá gloriosamente, pela segunda vez.

É preciso que a comunidade seja viva, santa, seus membros irrepreensíveis, alegres, serenos, em constante atitude de louvor e adoração a Deus, porque esta é enriquecida pelos dons do Espírito Santo para enfrentar quaisquer desafios próprios da comunidade que professa a fé no Senhor.

Era uma comunidade viva, mas a formação ainda deixava algo a desejar, porque insuficientemente catequizada, devido ao contexto na qual se encontrava inserida (perseguição e provação).

Daí a mensagem de encorajamento e exortação para que a comunidade viva bem o tempo da espera, alegres na Oração, em ação de graças, de coração aberto ao Espírito sem desprezo pelos Seus dons, abrindo-se à novidade do Reino e afastando-se do mal.

A comunidade que professa a fé no Senhor é chamada a viver uma constante vigilância, a fim de que viva coerentemente os compromissos batismais. Percorrendo o caminho vigilante, confiante e mantendo viva a alegria, encontrará no final os braços amorosos de Deus.

Ela precisa orar sem cessar, dando graças a Deus em todas as circunstâncias, inclusive nas adversas, contando com a presença e ação do Espírito Santo que jamais a desampara.

Na passagem do Evangelho (Jo 1,6-8.19-28), temos mais uma vez a pessoa de João Batista, que tem a missão de preparar a humanidade para acolhida da Verdadeira Luz, Jesus, que vem trazer vida definitiva e liberdade para todos.

É o prólogo do Evangelho de João, no qual João Batista é “o apresentador” oficial de Jesus, num ambiente social muito difícil em todos os aspectos (político, religioso, econômico, social, ideológico).

Vive-se a espera do Messias libertador, e a mensagem de João incomoda as autoridades, e sua missão consiste em dar testemunho da Luz, Jesus. Não apenas o anúncio, mas o testemunho de João Batista é inquietante para os líderes religiosos judeus.

João é a voz, e é preciso que se dê atenção ao conteúdo da mensagem. João é a voz que comunica a Palavra eterna, que existiu desde sempre e por toda a eternidade, como afirmou Santo Agostinho.

Ontem e hoje, a voz de João ressoa em nosso coração:

– o que precisa ser endireitado em nossa vida?

– quais as mudanças que precisamos fazer em nível pessoal, familiar, comunitário e social para que celebremos o verdadeiro e santo Natal do Senhor?

– como vivemos a vocação profética que o Senhor nos concedeu no dia de nosso Batismo?

– Celebraremos o natal como o nascimento do Salvador, acolhendo também Sua Palavra de vida e salvação?

– Como faremos a luz de Deus brilhar mais fortemente através de nossa vida (pensamentos, palavras e obras, sem omissões)?

– Com João o que temos que rever e aprender para não nos anunciarmos, mas anunciarmos a Divina Fonte de Luz, Jesus?

Seja o Tempo do Advento para nós o tempo da “desinstalação”, o tempo de ir ao Encontro do Senhor que vem, renovando a confiança, a esperança e a alegria, para que se fortaleçam os vínculos fraternos de amor, e a vida plena, a felicidade, por Deus prometida e possível, alcançadas sejam.

Não seja o Natal uma mera lembrança de um acontecimento, mas a celebração de um fato que aconteceu, e mudou o rumo da história, porque Ele veio morar entre nós para que não caminhemos nas trevas, mas na luz, e na luz eterna vivamos.

Ontem Ele foi colocado em seu primeiro altar, lá no humilde presépio e na desconfortável manjedoura. Que Ele seja celebrado e acolhido em nossos Altares, nas Ceias Eucarísticas que celebramos, e também no altar indispensável do coração humano, em cada pessoa, onde Ele quis também fazer Sua morada.

Fonte: www.Dehonianos.org/portal

Postado por Dom Otacilio F. Lacerda

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: