Formação Catequética (on-line)  em tempos de distanciamento social

No final do ano de 2019, foi feito um projeto de formação e rapidamente teve que ser repensado, devido o caos em que se encontra o mundo em que habitamos.

Muitos não estavam preparados para uma mudança tão rápida. As redes sociais passaram a ser a nossa aliada para expandir o anúncio de Jesus Cristo. “Novos tempos, novas situações!”

A catequese diocesana seguiu firme com o seu propósito, não interrompendo as formações que passaram a ser virtuais desde o final de março, via facebook e whatsapp. Muitos catequistas se reinventaram para que pudessem acompanhar a cada uma.

Estava previsto trabalhar nas áreas o livreto de Dom Otacílio ”Fortaleçamos o pilar da Palavra”, e tomou-se a iniciava de se fazer on-line – via facebook – quando foi decretado o  distanciamento social. E deu certo! A partir daí, com orientação de nosso bispo – Dom Otacílio Ferreira de Lacerda – passou-se ao estudo – via whatsapp –  de Atos dos Apóstolos e as Cartas de Paulo.

Finalizando o livreto, iniciou-se o estudo do livro Catecismo da Igreja Católica, também sob orientação de Dom Otacílio .

O Catecismo é uma exposição da fé da Igreja e da Doutrina Católica, testemunhadas ou iluminadas pela Sagrada Escritura, pela tradição apostólica e pelo Magistério da Igreja. O Catecismo é, sobretudo, um instrumento válido e legítimo da comunhão eclesial e serve como uma norma segura para o ensino da fé do qual todos os batizados são convocados a transmitir às novas gerações.

Já foram realizadas três formações on-line – via facebook – com o estudo do CIC (Catecismo da Igreja Católica) que foram provocativas, estimulando a todos a aquisição e estudo do mesmo. Fez-se o estudo provocativo da carta Apostólica Fidei Depositum, prólogo e da primeira seção de A profissão de fé. O estudo das outras partes já estão agendadas.

Para a realização desde projeto, contamos com o auxílio de várias pessoas na transmissão das formações que atenderam prontamente o pedido da comissão diocesana, ajudando a aprofundar o conhecimento da fé.

O Catecismo da Igreja Católica foi dividido em quatro partes, as quais estão ligadas entre si. Na primeira parte, é tratado o mistério cristão, que é o objeto da fé, com a Profissão da Fé. Na segunda parte, é celebrado e comunicado, nos atos litúrgicos, o que professamos com a Celebração do Mistério Cristão. Na terceira parte, está presente para iluminar e amparar os filhos de Deus no seu agir cristão com a vida em Cristo. Por último, na quarta parte, fundada a nossa oração, cuja expressão privilegiada é o Pai Nosso e constitui o objeto da nossa súplica, do nosso louvor e da nossa intercessão, ou seja, o que de mais precisamos para o seguimento do Senhor: a oração cristã, que deve ser o alimento da nossa vida espiritual.

Devemos estar atentos para que dúvidas superficiais não enfraqueçam nossa fé. Por mais que os questionamentos em nosso coração possam soar ao longe de início, o desconhecido é um obstáculo incômodo no caminho da salvação. Não há mal em questionar. A busca pelo conhecimento, de coração aberto e humilde, aproxima-nos da verdade da fé e, esteja certo, que encontrará resposta. Cremos na Igreja de Jesus Cristo.

“E nosso dever… dedicar-nos, com vontade pronta e sem temor, àquele trabalho que o nosso tempo exige, prosseguindo assim o caminho que a Igreja percorre há vinte séculos.”

Pela Comissão Diocesana ( Eliana alvarenga e Vera Pimenta)

 

 

A Palavra do Pastor
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More
Luzes para o Ministério Presbiteral

Luzes para o Ministério Presbiteral

À Luz das leituras bíblicas (Rm 2,1-11 e Lc 11,42-46), vejamos quais são as luzes que aparecem para o Ministério...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: