Clero de Guanhães realiza reunião on-line (videoconferência)

Neste tempo de distanciamento social, algumas práticas ganham resignificado e ainda mais importância pois, preserva do isolamento. Sendo assim o clero da diocese de Guanhães realizou na manhã de terça-feira, dia 23 de Junho, a primeira reunião online (videoconferência) devido a pandemia de Covid -19. O bispo, Dom Otacilio Ferreira de Lacerda, e mais 25 padres de diversas paróquias trataram de questões relacionadas a readequação de algumas datas na agenda para o segundo semestre.

Após a oração, no início da reunião, Dom Otacilio fez uma reflexão da “carta do Papa Francisco aos presbíteros por ocasião dos cento e sessenta anos da morte do Cura d’Ars”. Entre outros aspectos enfatizou sobre o que a carta diz a respeito de “reforçar os vínculos de fraternidade e amizade no presbitério e com o vosso bispo, apoiando-vos mutuamente”.

E exortou sobre a importância da amizade entre os padres “amigo de padre é outro padre” e usou as palavras do papa para encorajar os padres “a que não negligenciásseis o acompanhamento espiritual, tendo um irmão com quem falar, confrontar-se, debater e discernir, com plena confiança e transparência, a propósito do próprio caminho; um irmão sábio, com quem fazer a experiência de se saber discípulo.”

Após abertura feita pelo bispo sucedeu um momento de partilha sobre o dia de oração pelo clero vivido de modo solene com o tríduo preparatório rezado na catedral e transmitido por variados meios, com a live no youtube da diocese e encerrado no programa de rádio Hora da Família. Continuemos nossa prece pelo clero.

Padre Eduardo (Coluna) manifestou estar muito preocupado com o descaso da população, sem levar a sério as orientações de combate a pandemia. O bispo lembrou que não é momento pra flexibilizar pois o interior de Minas Gerais está sendo afetado agora pelo vírus. E afirmou “quero pedir perdão por ter exagerado mas não por que fui omisso”.

Dom Otacilio lembrou que os padres são muito cobrados neste contexto de pandemia. No entanto esse momento exige muita serenidade de cada um de nós. É por isso que são feitos “orientações diocesana” ao invés de “decretos” pois leva em conta o clamor pastoral de cada paróquia. Padre Dilton (Santa Maria do Suaçuí), coordenador de pastoral, pediu que haja unidade no seguimento das orientações e pediu que evitássemos o isolamento, justificado pelo distanciamento social, assunto abordado pelo papa na mensagem usada pelo bispo para abrir os assuntos desta reunião.

Padre Salomão (Rio Vermelho), representante dos presbíteros, fala sobre a formação permanente do clero lembrando os temas. Dom Otacilio propõe que a próxima formação aborde sobre “mídias sociais e a pessoa do padre” e que seja por vídeo conferência, desse modo não ficamos esperando a pandemia passar e seguimos com nossa formação permanente marcada para 9 de julho, das 9h às 10:30h. Padre Bruno (São Sebastião do Maranhão) ficou responsável por convidar o assessor. O “planejamento pastoral” também foi um assunto apontado para tal formação.

O padre José Martins (Divinolândia de Minas) registra a ação efetiva da igreja presente no comitê municipal de enfrentamento e prevenção à Covid-19. “Somos formadores de opinião e devemos conscientizar o povo sob a responsabilidade em proteger a vida uns dos outros.

Dom Otacilio propõe que quinzenalmente seja feito o encontro do clero por videoconferência. E se despediu dizendo que “embora não possamos nos encontrar presencialmente, hoje nos encontramos e nos fizemos próximos. Acredito que as próximas serão melhores ainda. Nada dispensará o presencial! Estamos todos no caminho do aprendizado: não há mestres, há discípulos e aprendizes. O caminho é longo e vamos caminhar e venceremos. Deus vos abençoe leve alegria e esperança para este POVO TÃO SOFRIDO”.

Padre Bruno Costa Ribeiro,
pela PASCOM Diocesana

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: