Diocese de Guanhães em missão após a Abertura do Ano Pastoral

No sábado, 15 de fevereiro, em Guanhães, sede da Diocese, aconteceram alguns  momentos de formação, de espiritualidade, de avaliação, resgate da história de atividades pastorais e muitas reflexões, fortalecendo os Pilares da Palavra, Pão, Caridade e Missão,  através dos eventos realizados:

  • Curso de Teologia,  assessorado por Pe João Evangelista dos Santos, no salão da catedral, com o conteúdo: Liturgia I – Fundamentos/Ano Litúrgico. O grupo recebeu a visita carinhosa de Dom Otacilio.

    

  Informação e fotos de Eliane Ramalho

  • Encontro Diocesano de formação de Missionários da Pastoral do Dízimo,  no Espaço PUC, assessorado pelo diácono Edmilson Cândido, coordenador diocesano desta  Pastoral. Visita de Dom Otacilio ao grupo reunido.

  Fotos enviadas pelo Diácono Edmilson

  • Programa Hora da Família ( Rádio Vida Nova – FM) com o tema:  Missão Presbiteral. Participações dos Diáconos André Lomba, Daniel Bueno (por telefone) e Edmilson Cândido (por mensagem), que serão ordenados no dia 21/02, às 19h, na catedral de São Miguel, em Guanhães/MG. O “Hora da Família” os parabeniza e roga a Deus para que sejam “alegres servidores numa igreja ministerial, misericordiosa e missionária”.

Apresentação: Luís Carlos e Simone Mendanha. Foto e técnica: Cláudia Rocha, Joel Fernandes e Ronion Barroso. Sábado, 15/02.

  • Reunião da Equipe de Articulação das CEBs

Na manhã do sábado, 15 de fevereiro de 2020 reuniram -se com padre José Martins,  assessor das Comunidades Eclesiais de Base da Diocese de Guanhães os membros da equipe de articulação das CEBs para momentos de espiritualidade, avaliação e planejamento das atividades. Integram  a equipe, cristãos leigos (as) das paróquias/cidades de Divinolândia, Virginópolis, São Pedro do Suaçuí, Paulistas e Pito/Guanhães.

A oração inicial foi conduzida pelo padre assessor com leitura orante da Palavra de Deus e a oração de Dom Otacilio “A mais bela súplica: Envia, Senhor, o Teu Espírito! “

A seguir, o grupo elaborou a pauta da reunião e no primeiro momento , realizou-se um resgate da história das CEBs na diocese. O grupo rememorou fatos e pessoas que contribuíram para a bonita história das comunidades em nossa caminhada de Povo de Deus.

Durante a reunião , o grupo recebeu com carinho a visita de nosso pastor Dom Otacilio Ferreira de Lacerda que deu algumas sugestões ao trabalho dessas comunidades, dizendo que elas são a continuidade do livro dos Atos dos apóstolos e que estávamos escrevendo o capítulo 29 do livro. Ressaltou a importância das mesmas para a vivência dos quatro  pilares propostos pelas DGAEs.

Concluindo o momento de sua visita,  Dom Otacilio deu a bênção à equipe e entrou na roda cantando com o grupo a música: Momento Novo.

A  equipe planejou algumas atividades e definiu uma agenda com a previsão de realização de um encontro diocesano no dia 25 de abril , em Guanhães, com representantes das paróquias. A participação das comunidades nesse encontro será muito importante para articulação e integração de nossas CEBs e Grupos de Reflexão bíblica  a nível  Diocesano. A equipe se reunirá novamente no dia 12 de março, em Virginópolis para planejamento do Encontro Diocesano.

A equipe  presente avaliou a reunião , positivamente , considerando-a  muito produtiva e de grande relevância para os trabalhos pastorais.

Texto de Alessandro Gomes e fotos de Eliana Alvarenga e Madalena.

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: