João Monlevade – 01 de fevereiro de 2020
No dia 01 de fevereiro de 2020, em João Monlevade, diocese de Itabira-Fabriciano, realizou-se a primeira reunião da Micro Centro II das CEB’s de 2020.
Iniciaram-se os trabalhos refletindo o poema de Dom Pedro Casaldáliga:”Saber esperar, sabendo/ ao mesmo tempo forçar/ as horas daquela urgência/ que não permite esperar…”.
Presentes representantes das cinco dioceses que fazem parte da Micro Centro II. Guanhães: Mariângela e Néria, paróquia Nossa Senhora do Patrocínio de Virginópolis; Ivone, paróquia São José de Paulistas; padre José Martins, paróquia Nossa Senhora da Glória, Divinolândia, nomeado como assessor das CEBs na diocese.
Como primeiro ponto de pauta, Vasco, da diocese de Itabira-Fabriciano, apresentou uma síntese sobre o Texto Base da Campanha da Fraternidade de 2020: “Fraternidade e Vida, Dom e Compromisso” e o Lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). Como o bom samaritano permanece junto ao assaltado e lhe garante acolhimento e cuidado, “VER, SENTIR COMPAIXÃO E CUIDAR serão os verbos de ação que nos conduzirão no tempo quaresmal”. Foram dadas pistas para aguçar nos participantes o desejo do aprofundamento sobre o assunto em suas paróquias.
As dioceses apresentaram o relatório de atividades no período de outubro de 2019 até a presente data.
Padre José Martins falou da organização e preparação da V Romaria das Águas e da Terra da Província de Mariana, no dia 19 de julho de 2020, em Conceição de Mato Dentro, pelo fato de a nossa diocese também fazer parte da bacia do Rio Doce.
Leu-se a Carta da Assembleia Ampliada das CEBs a todas as Comunidades Eclesiais de Base do Brasil, realizada em Rondonópolis-MT, de 23 a 26 de janeiro, manifestando apoio ao nosso Papa Francisco e ao seu projeto de Igreja e de sociedade em defesa dos pobres e do cuidado com a nossa Casa comum.
A próxima reunião da Micro será no dia 06 de junho, em nossa diocese de Guanhães.