Na noite de terça-feira, 4 de fevereiro, a Diocese de Guanhães, esteve reunida na Catedral diocesana, na Paróquia São Miguel, para a grande celebração que abre o ano pastoral de 2020.
A missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Otacilio Ferreira da Lacerda, contou com a presença dos padres das 27 paróquias, religiosos, consagrados, agentes de pastorais e fiéis leigos de todas as paróquias e pastorais.
Os quatro pilares Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, foi destaque da celebração. Na proposta das diretrizes, lembrou a casa, lugar do encontro e da páscoa semanal, é sustentada por quatro pilares essenciais:
1) O Pilar da Palavra de Deus e a iniciação à vida cristã;
2) O Pilar do Pão que é a casa sustentada pela liturgia e sobre a espiritualidade;
3) O Pilar da Caridade que é a casa sustentada sobre o acolhimento fraterno e sobre o cuidado com as pessoas, especialmente os mais frágeis e excluídos e invisíveis;
4) O Pilar da Missão porque é impossível fazer uma experiência profunda com Deus na comunidade eclesial que não leve, inevitavelmente, à vida missionária.
A diretrizes, apontam para um rumo muito bonito, porque partem de uma perspectiva de encontro com Deus e com os irmãos, numa dinâmica de acolhida, de portas abertas, de ir ao encontro, de espera e acolhida ativa para formar as comunidades.
Nessa perspectiva e em sintonia com a Igreja no Brasil, é que nos reunimos com o propósito de caminharmos à luz dessas prioridades, nesse ano pastoral, ao ritmo de trabalhos, ações, no cumprimento da parte que nos é confiada na vida e na missão da Igreja. Agradecendo e pedindo a Deus, as luzes e bênçãos para este ano pastoral, formando assim, uma grande frente de missão, bispo, padres, diáconos, irmãs, agentes de pastorais, leigos e leigas que se dedicam ao zeloso serviço ao Reino, e que aqui se dedicam com amor e generosidade; a presença e participação de todos fazendo com sejamos uma verdadeira igreja; missionária, e dedicada à pastoral.
Nós sabemos que uma Igreja sem pastoral é morta, a pastoral é quem dá vida à Igreja. Sempre é tempo de agir e fazer com que Jesus chegue à todos. É hora de caminharmos, de evangelizarmos com os corações e olhares atentos e abertos ao Magistério da Igreja, do Papa Francisco, e do nosso bispo. Estarmos abertos à acolhida atenta da Palavra de Deus.
Temos sempre que aprender! O aprendizado faz parte de nossa vida e as pessoas que vem a nós, precisam ouvir e identificar a voz dos seus pastores; e nós igreja que somos, somos porta-vozes da Palavra de Deus, e ao mesmo tempo, o encargo de transmiti-la. Avante! Caminhemos na presença d’Ele.
Michel Hoguinele, pela Pascom diocesana.