No dia 28 de janeiro de 2020, na Catedral de São Miguel, em Guanhães, em celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano de Guanhães Dom Otacilio Ferreira de Lacerda, concelebrada por diversos padres da diocese e também outros três visitantes – padre Geraldo Marcone, Diocese de Paracatu; padre Joaquim Rocha de Calais e padre José Carlos de Oliveira, da Diocese de Caratinga -, a comunidade, familiares e amigos rejubilaram-se com os 25 de ordenação presbiteral dos padres Hermes Firmiano Pedro, pároco da paróquia São Miguel e Almas e Adão Soares de Souza, da paróquia Nossa Senhora Aparecida (Guanhães) e paróquia de Senhora do Porto. (Durante todo o mês de janeiro, os dois sacerdotes celebraram nas comunidades onde exerceram o ministério).
Em sua homilia, dom Otacilio ressaltou a importância de o presbítero, vindo de uma família, possuir a graça de ter como família a comunidade, ajudar a comunidade a viver com o amor, o perdão, a partilha; dar o melhor de si na missão evangelizadora; ser homem de compaixão divina que busca a sabedoria de Deus, aberto ao sopro do Espírito, comprometido com Boa Nova do Reino.
O bispo exortou a todos “A exemplo de Santo Tomás de Aquino, contemplar a cruz de Nosso Senhor, ficar silenciosamente diante dela. A cruz é remédio para nossas enfermidades. Bondade, mansidão… Cada um que se coloca diante da cruz de Nosso Senhor, encontra forças para superar as dificuldades e seguir em frente. Às vezes há momentos difíceis, como quem cuida de uma família. (…) Em frente à cruz, contemplamos. Impossível olhar para a cruz e continuar insensíveis, indiferentes, frios… As coisas de Deus são feitas com muito amor”.
Dom Otacilio manifestou muita alegria de, pela primeira vez como bispo, participar de celebração de Bodas de Prata de Ordenação Presbiteral.
Dentre as inúmeras homenagens prestadas ao padre Hermes, destaque para a forma lúdica com que as catequistas Eliana Alvarenga e Vera Pimenta fizeram a retrospectiva da vida do sacerdote, revelando fatos curiosos de sua infância feliz, contados por seus familiares e amigos.
Padre Hermes, em seu agradecimento, reforçou o que dom Otacilio dissera, referindo-se também às paróquias onde exercera e exerce o ministério, manifestando a alegria de ter comunidades como família.
Padre Adão, com seu jeito de ser, se emocionou com tanto carinho recebido e a todos agradeceu imensamente.
Aos que participaram desse momento forte de alegria e agradecimento, foi oferecido pela paróquia São Miguel um jantar, estreitando ainda mais os laços de amor fraterno.
Que o Senhor, em sua infinita bondade, cubra de bênçãos nossos ministros ordenados; que o Espírito Santo seja sempre a luz no caminho de cada um deles.
Agradecimentos a todos que se fizeram presentes, como também àqueles que, direta ou indiretamente colaboraram para a realização de tão linda festa.
Mariza C. Pimenta Dupim – Pascom Diocesana de Guanhães