“Com o objetivo de motivar os fiéis a participarem efetivamente da missão da Igreja por meio do testemunho de vida, de ações pastorais específicas e de garantia de recursos para a ação pastoral, a Campanha para a Evangelização completa 21 anos em 2019. Aprovada pela 35ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos bispos do Brasil (CNBB), em 1997, ela foi realizada pela primeira vez no advento de 1988. Uma das grandes motivações para a sua realização é a conscientização sobre a importância do compromisso evangelizador que deve ser assumido por cada cristão e o despertar para a corresponsabilidade pelo sustento das atividades pastorais da Igreja Católica no Brasil.”
O Gesto Concreto da Campanha é a coleta realizada no 3° domingo do Advento, que tem como objetivo angariar recursos para que a Igreja no Brasil tenha condições de continuar evangelizando.
Os recursos arrecadados são divididos entre as dioceses, os regionais e a CNBB, para iniciativas evangelizadoras, como as atividades de formação e financiamento de ações pastorais. A coleta da Campanha para a Evangelização é distribuída da seguinte maneira: 45% dos recursos ficam na própria Diocese; 20% vão para o Regional da CNBB; e 35% se destinam a CNBB Nacional.
Vejamos alguns investimentos em nossa Diocese que fizemos com os 45% da coleta de 2018:
Inspirados na atitude do Bom Samaritano: ‘Cuida dele’ (cf. LC 10,35), vamos partilhar, no amor e na solidariedade, para cuidarmos melhor uns dos outros.
Pe Hermes Firmiano Pedro