Os coordenadores de Áreas e Paróquias da Pastoral da Criança se reuniram em Guanhães nos dias 19 e 20 de outubro de 2019 para a Assembleia Avaliativa da Pastoral da Criança.
Iniciou-se no dia 19, às 8h, com a acolhida feita pela coordenadora diocesana Maria das Graças Leão da Cunha que, na sequência, apresentou a Dom Otacilio a composição das áreas da Pastoral da Criança e as paróquias que a compõem. O primeiro momento foi de espiritualidade com Dom Otacilio que enriqueceu a manhã com o tema Evangelizadores com Espírito, mostrando as cinco motivações na evangelização que são fundamentais para evangelizar com o espírito. Como exemplo, citou o papa Francisco que nos pede para sermos evangelizadores mais corajosos, “que se abram sem medo à ação do Espírito Santo”, assim teremos uma evangelização mais ardorosa, alegre, generosa, ousada, cheia de amor até o fim e feita de vida contagiante. Como missionários, os líderes da Pastoral da Criança poderão seguir o exemplo da Dra. Zilda Arns, missionária por amor que deixou a todos o seu legado. Finalizando a reflexão, Dom Otacilio leu uma oração muita linda e enriquecedora do Papa Francisco à Virgem Maria e dedicou o poema “Nas Asas da Esperança”, de sua autoria, para os líderes da Pastoral da Criança.
Na sequência, repassaram-se informações sobre o Aplicativo “ Visita Domiciliar” para os líderes fazerem as visitas e registrarem as informações coletadas durante o acompanhamento das crianças e gestantes.
Foi feita a apresentação das paróquias pelos coordenadores paroquiais mostrando em números o acompanhamento feito em cada paróquia, evidenciando as conquistas e as dificuldades encontradas na caminhada. A Diocese de Guanhães, por meio das 178 líderes, vem acompanhando 1.545 crianças. Das 32 paróquias, 19 possuem a pastoral da criança funcionando e 13, faltando implantar. Dos 28 municípios, em 14 há a pastoral implantada e 14 estão em fase de implantação.
À tarde, a Coordenadora Estadual Maria do Rosário Senra Almeida Gomes desenvolveu a palestra Ministério da Coordenação; o padre assessor da Pastoral da Criança José Adriano Barbosa dos Santos desenvolveu o tema Pastoral da Criança e Políticas Públicas, levando o grupo a refletir com mais zelo sobre o tema, uma vez que a missão da Pastoral da Criança consiste na promoção e no desenvolvimento das crianças, além disso, contribui para que as famílias e as comunidades realizem a sua própria transformação, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã, que une fé e vida, ou seja, a ação com prática para o bem de todos e da sociedade. Padre José Adriano finalizou com uma frase da Dra. Zilda que pode inspirar o grupo: “No acompanhamento da gestante mês a mês, através da visita domiciliar, você está melhorando o mundo, pelo benefício que leva à gestante e à criança, na partilha do saber e do amor fraterno”.
Na manhã de domingo, a espiritualidade ficou por conta do Dr. Tarcísio Mourão, com um momento de encontro e intimidade com Deus e com a virgem Maria Santíssima. Os participantes renovaram as forças para seguirem o caminho. Em seguida, procedeu-se à eleição para suplente da coordenação diocesana da pastoral , sendo eleito o Sr José Maria Coelho Santiago. Realizou-se também a eleição para o conselho econômico da pastoral da criança que ficou assim composto:
Titulares: Helena Maria de Souza Barroso; Eliziane Soares Pio e Gilma Gonçalves Ferreira
Suplente: Célio Pinto da Conceição
Seguiu a avaliação da assembleia, os pontos positivos que deverão ser cultivados e os que precisam mudar, desapegar, repassar para melhorar os trabalhos na pastoral. A Coordenadora Estadual fez as suas considerações finais e a Coordenadora diocesana encerrou com o envio da Assembleia Diocesana da Pastoral da Criança por meio da Oração dos Voluntários da Pastoral da Criança.
“Amar é acolher, é compreender, é fazer o outro crescer”. (Dra Zilda Arns Neumann)
“Esses dois dias alimentaram-me a alma, fortaleceram meu espírito, impulsionando-me na caminhada; e acredito que tenha fortalecido a todos os participantes.”
Maria de Fátima – Coordenadora da Pastoral da Criança na Paróquia Nossa Senhora mãe dos Homens