No mês de Outubro de 2018, o Papa Francisco convocou toda a Igreja Católica para fazer desse mês (outubro de 2019), um mês extraordinário para a missão.
Desde então, o Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, em Diamantina, tem se colocado em sintonia ao apelo do santo padre. Com o lema, “Batizados e enviados, a Igreja de Cristo em missão no Mundo” do mês extraordinário, as cidades de Serra Azul e Santo Antônio do Itambé, pertencentes à arquidiocese de Diamantina, sediaram no ano passado, as missões do Seminário que se realizam anualmente em determinada paróquia.
Este ano, até mesmo para se refletir a missão ad gentes (além fronteiras), o Seminário Provincial que acolhe os seminaristas da Diocese de Guanhães desde 2018, analisando sua ação missionária e formativa, escolheu marcar presença na Paróquia de Nossa Senhora da Pena, na cidade de Rio Vermelho (MG), que pertence à Diocese de Guanhães. Será realizada a Semana Missionária nesta paróquia, de 13 a 20 de outubro próximo. Para isso, no dia 18 de setembro, visitaram a sede paroquial de Rio Vermelho, a título de preparação às missões, os seminaristas que integram o Conselho Missionário de Seminaristas (Comise), tanto de Diamantina como também de Guanhães.
Chegando à cidade, os seminaristas Anderson Alves, Anderson Mendes, Dyulio Araújo, Filipe Ferreira e Thúlio Neves foram acolhidos pelo diácono Edmilson e pelo pároco, padre Salomão. Reuniram-se para estabelecer pontos importantes para o bom desempenho deste momento missionário. Em seguida, passaram pelos setores já estabelecidos e, à noite, reuniram-se com agentes de pastoral para encaminhamentos práticos para a semana missionária.
Percebeu-se forte entusiasmo dos participantes dessa reunião, como também o comprometimento de todas as equipes envolvidas, para que assim, a semana missionária da Paróquia de Nossa Senhora da Pena seja de fato, um despertar para nós, batizados, que temos a missão de ser Igreja no mundo.
Filipe Ferreira Coelho
2º ano de Teologia
Coordenador do Comise/Guanhães.