Todo povo vem cantar

“Todo povo vem cantar, jovem, velho e criança, nossa igreja Jubilar, vive cheia de Esperança…” Pe. José Adriano (refrão jubilar dos 25 anos da diocese).

É com esse clima de festa que o coração já pulsa de alegria para acolher, no dia 14 de Setembro, o 4º bispo titular da Diocese de Guanhães, Dom Otacilio Ferreira de Lacerda, cujo lema é” Para mim viver é Cristo”.
O bispo é aquele que reúne o rebanho e o conduz ao Bom Pastor que é Cristo. Nossa Diocese instalada em 1º de Maio de 1986, solenemente quis com Dom Felippe evangelizar na Presteza de Maria. Durante bom tempo, viram cair no solo do coração fiel do povo de Deus as reflexões que seu primeiro bispo lhes dirigia como pastor e guia. Claro! A menina dos olhos de dom Felippe já brilhava como a sua pupila no serviço ao reino de Deus concretizado na pessoa dos necessitados da Boa Nova.
Ora, a presteza de Maria foi propagada nessas terras benditas não só em palavras, mas no silêncio falante do testemunho do primeiro bispo. Deus lhe inspirou um bom propósito e ele o cumpriu até o dia em que o Pai lhe convidou a participar do banquete celeste. Seguindo esse ministério fecundo, quis o Espírito Santo de Deus enviar à Diocese como segundo bispo, Dom Emanuel Messias de Oliveira, providentemente, “a serviço da Misericórdia”. Junto ao seu presbitério e ao seu rebanho, viu como era importante dizer: “sou batizado, membro do povo de Deus na Diocese de Guanhães” e assim foi feito.
Em seguida, Dom Jeremias Antonio de Jesus entrou nessa barca com uma caminhada realizada. Quis fazer de seu ministério terreno fecundo a vontade do Pai, ou seja, que ela se cumprisse independente de seu querer humano. Viu-se traduzir então em gestos o desejo do seu lema inspirado na santíssima Virgem. O caminho apresentou seus desafios, mas também suas roseiras que trouxeram alegrias. Seu ministério em Guanhães presenciou a gestação de dois filhos do clero que foram sagrados bispos para continuar a missão dos apóstolos: Dom Marcello Romano, para a diocese de Araçuaí (Fazer o Amor ser amado) e Dom Jacy Diniz Rocha (Em atenção à tua palavra) para a diocese de Cáceres-MT.
O caminho de evangelização não pode parar e, para isso, é preciso que a luz d’Ele brilhe no meio do rebanho sobre o zelo de alguém que continue a clamar pela Verdade e nela caminhe. O agradecimento carinhoso do povo de Deus e do corpo evangelizador da Diocese a dom Darci José Nicioli; presença concreta e paterna com o presbitério, com os diáconos e seminaristas, bem como com o povo de Deus. Dom Darci ajudou no silêncio orante de seu carisma a preparar esta festa que já acontece nos corações dos fiéis desde a nomeação feita pelo santo Padre, o Papa Francisco, como administrador apostólico. De lá até esses dias, tudo flui e se encaminha para a organizada e carinhosa acolhida ao novo pai e irmão, o pastor e guia dessa pequena porção do povo de Deus que é a diocese de Guanhães.
Oh! Tempo profícuo à reflexão do espírito de pertencer ao rebanho de Cristo presente nesta região santa. A história de fé do povo, marcada pela ação incansável dos leigos nos trabalhos de engajamento pastoral, resulta na mais profunda manifestação de amor e carinho para com o anúncio do Reino. Os sacerdotes comprometidos em qualidade com a causa da missão exercem seu múnus de servidores do evangelho. Seminaristas se formam segundo o coração de Jesus levando em conta a identidade missionária de sua diocese. E o povo de Deus caminha à luz do Cristo também no testemunho de seus ministros.
Que alegria será quando o báculo (símbolo do serviço pastoral do bispo) for entregue àquela mão que apontará o caminho a seguir! Preparemo-nos, pois, irmãos e irmãs, para bradarmos juntos, Gloria in excelsis Deo.

 Seja bem-vindo, Dom Otacilio!

Filipe Ferreira Coelho
2º Ano de Teologia
Paróquia Nossa Senhora Aparecida/Guanhães.

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: