Após um tempo de vacância, a Diocese de Guanhães receberá no próximo sábado, dia 14 de setembro, seu novo bispo diocesano. Dom Otacilio Ferreira de Lacerda, foi nomeado, pelo Papa Francisco, bispo de Guanhães em 19 de junho deste ano.
É natural de Palmas (MG), e como presbítero, servia a Diocese de Guarulhos (SP).
Em sua vasta atividade presbiteral, destacamos; a presidência do Projeto Missionário Norte 1 e Sul 1, da CNBB, assessor das pastorais Operária e da Juventude; superintendente da Cáritas Diocesana, representante dos presbíteros (2003 – 2010), e diretor espiritual dos seminaristas (2008 – 2015). Também foi membro do Conselho Presbiteral, vice ecônomo e coordenador diocesano de pastoral da Diocese de Guarulhos (SP).
A trajetória pastoral de dom Otacilio inclui a missão de vigário da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, e Santo Alberto Magno, na Diocese de Guarulhos (SP), entre 1988 e 1999. Entre os anos 2000 e 2002, foi pároco na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Ministro Andreazza (RO), e vigário paroquial da Paróquia São João Batista, em Presidente Médice (RO), durante o Projeto Missionário Norte 1 e Sul 2 da CNBB. Entre 2003 e 2006, foi pároco na Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Guarulhos. Na Paróquia Santo Antônio do Gopoúva, em Guarulhos, foi pároco, de 2006 a 2017.
Dom Otacilio, foi ordenado bispo no dia 18 de março, no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (SP), por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, de quem era auxiliar, até ser nomeado para a Diocese de Guanhães.
A Posse Canônica será a partir das 9h, na Catedral São Miguel, em Guanhães, onde esperamos fiéis de todas as paróquias da diocese e representantes das Arquidioceses de BH, Diamantina, da diocese de Guarulhos e visitantes de outras cidades e dioceses vizinhas.
Logo após os ritos próprios de acolhida, será celebrada a Missa de Início de Ministério Episcopal.
A Deus, louvamos e agradecemos, a presença de dom Otacilio, em nosso meio, e elevamos fervorosas orações, pelo bom êxito de seu ministério na Diocese de Guanhães.
Pela Pascom,
Michel Araújo