Reunião ampliada da Presidência do CNLB Leste II

Nos dias 24 e 25 de agosto de 2019, aconteceu na Casa das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora bairro Dom Cabral-BH, a  reunião ampliada da presidência do CNLB Leste II com os presidentes dos Conselhos diocesanos/Equipes de Articulação das (Arqui)dioceses de Minas e Espírito Santo. Estiveram presentes as (Arqui) dioceses de Divinópolis, Belo Horizonte, Teófilo Otoni, Cachoeiro do Itapemirim, São Mateus/Vitória,  Pouso Alegre, Campanha, Diamantina, Itabira/Cel. Fabriciano,  Guanhães,  Mariana, Caratinga, Montes Claros, Colatina, Leopoldina, São João Del Rei.

Conforme a pauta, a reunião iniciou -se com o credenciamento e o café da manhã.  Em seguida, a presidente do CNLB Leste II, Leci e o secretário Adriano conduziram o momento de oração e a acolhida  dos presentes. Em seguida, o professor da PUC Minas e membro do CDL da Arquidiocese de BH Camilo de Lelis, fez uma análise de conjuntura situando-nos nos diferentes períodos da História com a mentalidade e/ou postura sócio relacional. Falou que na Idade Antiga predominou a Natureza como centro da História; na Idade Média, Deus como centro; na Idade Moderna o Homem.Na Idade pós Moderna, a nossa ,quem predomina? Conforme análises, hoje o que predomina  é o EGO . O que vemos na atualidade é uma sociedade extremamente individualista, pragmatista, imediatista, hedonista, demonstrando o quanto estamos  imaturos e é nesse contexto que a Igreja está inserida .

No Brasil vivemos um cenário sócio- econômico dualista entre os mais ricos e os mais pobres, redução de investimentos e reducionismo. Que perspectivas temos? A Igreja é filha do seu tempo e sentimos nela, estes reflexos: muita resistência de um lado a uma Igreja em saída , clericalismo e apatia de muitos leigos e sangria de tantos outros.

No período da tarde,   o professor Webert Cirillo , apresentou um painel sobre o documento 105 da CNBB, trazendo luzes e sombras sobre o tema, além de falar a respeito dos avanços e recuos do Conselho nas Arqui/Dioceses. Ele falou dos desafios apresentados, diante dessa igreja chamada à construção da sinodalidade. Ainda no período da tarde, Leonardo, da equipe da presidência, conduziu um breve histórico do CNLB , apresentou as Diretrizes do CNLB para o período 2019/2022 e um estudo das dimensões que fundamentam a existência do CNLB como Organismo. Às 18 horas do sábado, aconteceu na capela das Irmãs  a Celebração Eucarística .
No domingo, após a oração e café da manhã, realizou-se outro trabalho de grupo com indicação de propostas para elaboração do Plano de Ação do Regional em 2020. Apresentou-se também encaminhamentos para estruturação e melhor organização do Regional.
Esclareceu- se quem são os membros do Colegiado Regional : a presidência. Presidentes dos Conselhos diocesanos e representantes das Comissões dentro do Conselho e Organizações filiadas.Cada província deverá indicar um membro para ser o referencial do regional.
Fortalecimento das Comissões: Até 30/09 a província deverá indicar uma pessoa para integrar a equipe de formação do regional. Sugestão de local para a assembleia de 2020,  Arquidiocese de Vitória.
Em seguida as presidentes dos Conselhos de Montes Claros, Teófilo Otoni e Mariana expuseram experiências de seus conselhos em suas dioceses, havendo partilha de experiências e esclarecimento de dúvidas . Ao final, foi  realizada a Celebração de Envio dos cristãos leigos e leigas presentes no encontro.

                                                                              Madalena Santos Pires

(Participante do encontro como representante da Equipe de Articulação do CNLB/ Guanhães.)

https://www.cnbbleste2.org.br/noticia/cnlb-do-regional-leste-2-realiza-reuniao-ampliada-26082019-121830

A Palavra do Pastor
Graça e perseverança na missão

Graça e perseverança na missão

 “Tende entre vós o mesmo sentimento que existe em Cristo Jesus” (Fl 2,5) Retomo as iluminadoras palavras do Papa Francisco na...
Read More
Sejamos curados pelo Senhor – Homilia – XXIII Domingo do Tempo Comum

Sejamos curados pelo Senhor – Homilia – XXIII Domingo do Tempo Comum

“Olhando para o céu, suspirou e disse:  “Effatha!”, que quer dizer “abre-te!” No 23º Domingo do Tempo Comum (ano B),...
Read More
Paróquia: Escola de Comunhão e de Amor

Paróquia: Escola de Comunhão e de Amor

Como Igreja que somos, precisamos testemunhar a nossa Fé, dando solidez à Esperança, na vivência concreta e eficaz da Caridade,...
Read More
Nossa prática religiosa é agradável a Deus? Homilia – 22º Domingo do Tempo Comum – Ano B – Dom  Otacilio F. de Lacerda.

Nossa prática religiosa é agradável a Deus? Homilia – 22º Domingo do Tempo Comum – Ano B – Dom Otacilio F. de Lacerda.

Com a Liturgia do 22º Domingo do Tempo Comum (ano B), aprofundamos como deve ser uma verdadeira religião que agrade...
Read More
“Só Tu tens Palavras de vida eterna” – Homilia 21º Domingo do Tempo Comum

“Só Tu tens Palavras de vida eterna” – Homilia 21º Domingo do Tempo Comum

“A quem iremos, Senhor?” Com a Liturgia do 21º Domingo do Tempo Comum (ano B), refletimos sobre nossas opções, sobre o discernimento que...
Read More
A missão e o Alimento indispensável – Homilia 19º Domingo Comum – Ano B

A missão e o Alimento indispensável – Homilia 19º Domingo Comum – Ano B

A Liturgia do 19º Domingo do Tempo Comum (ano B), continuamos a refletir sobre um tema de extrema importância: Jesus...
Read More

Temos fome e sede de Deus – XVIII Domingo do Tempo Comum

Com a Liturgia do 18º Domingo do Tempo Comum (ano B), refletimos sobre o Jesus, o Pão da Vida, e,...
Read More
A insustentabilidade dos horizontes fragmentários

A insustentabilidade dos horizontes fragmentários

“Qual é o lugar que concedemos a Deus na nossa vida? Na cultura contemporânea está presente um indubitável processo de...
Read More
Eucaristia: O milagre do amor e da partilha XVII Domingo do Tempo Comum do Ano B

Eucaristia: O milagre do amor e da partilha XVII Domingo do Tempo Comum do Ano B

Com a Liturgia do 17º Domingo do Tempo Comum (ano B), contemplamos a ação de Deus: é próprio do Seu...
Read More
“Confirma a caridade para consolidar a unidade”

“Confirma a caridade para consolidar a unidade”

“Confirma a caridade para consolidar a unidade” Reflitamos à luz deste parágrafo do Sermão sobre os pastores, escrito pelo Bispo...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: