Saudação da CNBB a dom Otacílio

Saudação a Dom Otacílio Ferreira de Lacerda

Brasília-DF, 19 de junho de 2019

Estimado irmão, Dom Otacílio,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) alegra-se com a sua nomeação para a Diocese de Guanhães, nesta quarta-feira, dia 19 de junho. E agradece, mais uma vez, a solicitude do Santo Padre, o Papa Francisco, para com a Igreja no Brasil.

Dom Otacílio, desde sua atuação presbiteral, tem manifestado seu chamado missionário e de atuação na realidade social, por meio da condução de pastorais e organismos. Em seu ministério episcopal na arquidiocese de Belo Horizonte (MG) e em sua missão no Regional Leste 2, desta Conferência, também cuidou da ação social transformadora, dentro dos projetos pastorais e de evangelização.

Desejamos um trabalho abençoado à frente desta Igreja Particular que está sob a proteção de São Miguel Arcanjo. Recordamos a reflexão do Papa Francisco na homilia da missa, na Casa Santa Marta, em 29 de setembro de 2017: “Somos [nós e os arcanjos] – por assim dizer – ‘irmãos’ na vocação. E eles estão diante do Senhor para servi-lo, louvá-lo e também para contemplar a glória do rosto do Senhor. Os anjos são os grandes contemplativos. Eles contemplam o Senhor; servem e contemplam. Mas também o Senhor os envia para nos acompanhar no caminho da vida”.

Em Cristo.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB