Regina Coeli com o Papa Francisco

O Papa Francisco está em visita à Romênia, e às 11h10, hora local (10h10, horário de Roma), o Papa presidiu a Divina Liturgia, na presença de cerca de 60 mil fiéis e peregrinos. Outras 20 mil pessoas acompanharam a Celebração Eucarística, na qual foram beatificados 7 bispos romenos mártires.

Os novos beatos sofreram e sacrificaram a sua vida, opondo-se a um sistema ideológico iliberal e coercivo dos direitos fundamentais da pessoa humana.  Os sete bispos greco-católicos mártires beatificados são: Vasile Aftenie (1899-1950), bispo titular de Ulpiana e bispo auxiliar da Arquieparquia de Alba Iulia e Făgăraș; Valeriu Traian Frenţiu (1875-1952), bispo de Oradea; Ioan Suciu (1907-1953), administrador apostólico da Arquieparquia de Alba Iulia e Făgăraș; Tit Liviu Chinezu (1904-1955) bispo auxiliar da Arquieparquia de Alba Iulia e Făgăraș; Ioan Bălan (1880-1959), bispo de Lugoj; Alexandru Rosu (1884-1963), bispo de Maramureș; e Iuliu Hossu (1885-1970), bispo de Cluj Gherla.

Antes da bênção final, o Santo Padre conduziu o recital da Regina Coeli, introduzido com essas palavras:

Amados irmãos e irmãs!

Antes de terminar esta Divina Liturgia, quero conhecer uma vez mais, um presente que se apresenta e para encontrar em breve alguns dias, uma gratificação cordial. Com a minha opinião, meu sentimento ou senhor Presidente da República e demais autoridades, expressando meu sincero agradecimento pela colaboração na preparação e cumprimento da minha visita. Estou agradecido à Sua Santidade Patriarca Daniel, ao Santo Sínodo, ao Clero e aos fiéis da Igreja Ortodoxa da Roménia, que me ajudam fraternalmente. O senhor abençoe esta antiga e ilustri Igreja e sustente na sua missão. [ aplauso ] Um aplauso fraterno para eles todos!

Dirijo uma saudação cheia de afeto e reconhecimento a Sua Beatitude ou Cardeal Lucian Mureşan. Livro dos fiéis da Igreja Católica, os Bispos, os sacerdotes, os religiosos e os fiéis leigos de Bucareste e Iaşi, bem como os numerosos peregrinos de Şumuleu Ciuc. Agradeço ao Senhor que me deu a possibilidade de rezar convosco e enrolar o vosso compromisso de evangelizar e testemunhar uma caridade. Aqui em Blaj, terra de martírio, liberdade e misericórdia, em breve a casa de férias, os filhos da Igreja Greco-Católica, que, há três séculos, testemunham com ardor apostólico a vossa fé.

Que a Virgem Maria estende a sua maternidade sobre todos os cidadãos da Roménia, que sempre, ao longo da história, confiaram na sua intercessão. A Ela, confio todos vós e peço-Lhe que vos guie no caminho da fé para avançardes rumo a um futuro de progresso autêntico e paz e contribuições para a construção duma pátria cada vez mais justa, harmoniosa e fraterna.

R/ Regína Cæli, lætáre, alleluia;

V/ Quia quem meruísti portáre, alleluia;

R/ Resurréxit, sicut dixit, alleluia;

V/ Ora pro nóbis Deum, alleluia.

V/ Gaude et lætáre, Virgo Maria, alleluia.

R/ Quia surréxit Dóminus vere, alleluia.

Oremus. Deus, qui per resurrectiónem Filii tui Dómini nostri Jesu Christi mundum lætificáre dignátus es: præsta, quæsumus; ut, per eius Genitrícem Vírginem Mariam, perpétuæ capiámus gáudia vitæ. Per eumdem Christum, Dóminum nostrum. Amém.