MISSA DA UNIDADE – “MISSA DOS SANTOS ÓLEOS”

Na Quinta-Feira, dia 11/04, o clero e demais lideranças de toda a diocese se reúne com o bispo administrador, Dom Darci José Nicioli, na Catedral de Guanhães para a Missa dos Santos Óleos, na qual todos os sacerdotes renovaram suas promessas sacerdotais, ressaltando seu vínculo de Unidade da Igreja e renovando suas promessas feitas no dia de sua ordenação presbiteral ao bispo e aos seus sucessores.

Nesta celebração são utilizados alguns símbolos significativos, pois, estes serão durante todo ano sinais sagrados que serão utilizados na administração dos sacramentos indeléveis – Batismo, Crisma e Sacramento da Ordem nos graus do Presbiterato e Episcopado. É utilizado também pelo sacerdote o Óleo dos Enfermos nas visitas quando se aplica a Santa Unção dos Enfermos.

Os Óleos utilizados nas celebrações do Batismo, da Ordem, da Crisma e da Unção dos Enfermos são abençoados nesta celebração e distribuídos às comunidades pertencentes à diocese. Os Óleos do Batismo e da Unção dos Enfermos são abençoados e o Óleo do Santo Crisma após receber uma mistura de Mirra é posta a vasilha que o contem sobre o altar e ali ele é Consagrado.

Em sua homilia, dom Darci faz memória do significado do real motivo da Missa da Unidade ou comumente chamada de “Missa dos Santos Óleos” qual o dever dos Ministros Ordenados que são os múnus de Governar, Santificar e anunciar a Palavra de Deus, manter viva a Sã Doutrina da Igreja e sobre a figura do presbítero e sua íntima vivência espiritual e comunitária. “A ação do presbítero deve ser reflexo de sua vida interior”.

 

QUAIS SÃO OS ÓLEOS USADOS NA LITURGIA?

Óleo dos Catecúmenos

Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, liberta-o e prepara para o renascimento pela água e pelo Espírito. Este óleo é utilizado no peito do catecúmeno seja ele criança ou adulto.

ÓLEO DO CRISMA

Feito de mistura de Óleo de Azeite e Mirra, significa a plenitude do Espírito Santo. O cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento do Batismo ao fim da celebração, quando o sacerdote marca a criança na testa e lhe concede o tríplice múnus do sacerdócio comum, da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé.

Este óleo é usado também no sacramento da Ordem, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. Os sacerdotes têm as mãos ungidas e na ordenação episcopal o Óleo do Crisma é derramado sobre sua cabeça, pois este último grau da ordem lhe concede a plenitude do Espirito Santo.

ÓLEO DOS ENFERMOS

Usado na Unção dos enfermos, este óleo significa a força do Espírito de Deus para a pessoa provada pela doença e pelo avanço da idade. Traz fortalecimento para pessoa enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. A Unção dos Enfermos pode propiciar a cura física e espiritual, dá o perdão dos pecados e a conformidade com o desígnio de Deus. Quanto a visita aos enfermos e a unção, devemos tomar cuidado, pois, se o enfermo estiver em são consciência de seus atos o mesmo deve se confessar antes de receber o sacramento da Unção dos Enfermos.

Se por algum motivo o enfermo estiver inconsciente e não houver manifestado o desejo de receber a unção enquanto estava no uso de suas faculdades mentais, o sacerdote não deve atender ao pedido por solicitação da família. O SENHOR NOS DEU O LIVRE ARBÍTRIO, e esse deve ser respeitado. A família não tem direito de desrespeitar o desejo do enfermo. Da mesma forma deve-se proceder quanto à distribuição no Santíssimo Sacramento da Eucaristia quando não foi solicitado pelo enfermo/idoso e quando já não tem consciência de suas ações, por exemplo, pessoas com o mal de Alzheimer.

 

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: