Quase 80 mil fiéis se reúnem no Santuário de Aparecida em Romaria do Terço dos Homens

O Santuário Nacional de Aparecida acolheu no último fim de semana a maior Romaria que recebe durante o ano, a do Terço dos Homens, que superou todas as expectativas e reuniu 78 mil participantes, vindos de diferentes partes do Brasil.

A estimativa para esta 11ª edição da Romaria Nacional do Terço dos Homens era de receber cerca de 50 mil fiéis, entretanto o número foi logo superado.

O evento teve início na sexta-feira, 15 de fevereiro, com Missa presidida pelo Arcebispo de Juiz de Fora (MG) e Bispo Referencial para o Terço dos Homens, Dom Gil Antônio Moreira, o qual ressaltou que este movimento é uma bênção para a Igreja e para a família.

Segundo destaca o portal A12 do Santuário de Aparecida, o Prelado refletiu em sua homilia sobre o tema do encontro, “Terço dos Homens: não basta rezar, é preciso agir”. Dessa forma, assinalou que “podemos dizer também que não basta agir, tem que rezar”.

“Nós agimos primeiramente pela nossa palavra. Quando você reza com fé, você está com o seu exemplo atraindo outros homens. Mas também é preciso ir atrás daqueles que não vem, daqueles que estão desanimados, daqueles que foram para outros caminhos, é preciso chamá-los. Essa é uma ação, temos que agir. Quem começa a rezar, depois aprende a agir… é que Deus vai trabalhando, vai ensinando a praticar o amor”, completou.

Após a Santa Missa, os homens do Terço seguiram em procissão pelo Caminho do Rosário, até o Porto Itaguaçu, onde foi encontrada a Imagem da Virgem Aparecida em 1717.

À noite, houve uma vigília de oração na Capela do Santíssimo, em preparação para o ponto alto da Romaria, ocorrido no sábado, 16 de fevereiro.

Logo na manhã de sábado, mesmo com uma leve chuva e o tempo nublado, os 78 mil homens da Romaria se reuniram para a Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, na Tribuna Bento XVI.
Em sua homilia, o Arcebispo agradeceu a presença dos grupos de terço dos homens nos mais diversos lugares, como periferias, hospitais, cadeias. “Lá estão vocês sempre com a força do terço, curando feridas. Vamos ser o Evangelho!”, exortou.

À tarde, além de uma reflexão sobre o tema, “Terço dos Homens: não basta rezar, é preciso agir!”, os romeiros participaram da oração do Santo Terço no Altar Central da Basílica de Aparecida, seguido da Consagração à Nossa Senhora.

Foto: Margareth Alburquerque / São João Evangelista/MG

1,5 milhão de homens rezando o Terço

O Terço dos Homens é um movimento que reúne, semanal ou mensalmente, diversos homens para rezar o terço em um ambiente exclusivamente masculino em suas paróquias, por todo o Brasil.

De acordo como Bispo Referencial do movimento, Dom Gil Antônio Moreira, são cerca de 1,5 milhão de homens rezando o terço em todo o país.

Além disso, o Prelado ressalta que a iniciativa já está ultrapassando fronteiras, como constatou em viagens ao Haiti, Moçambique e Panamá. “Vi que o Brasil fez ultrapassar fronteiras no ato de rezar o terço dos homens”, assinalou.

Com informações de A12

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: