Encontro Diocesano de Catequese

Nos dias 08 e 09 de fevereiro de 2019, realizou-se no salão da Catedral, em Guanhães, o 1º encontro de coordenadores diocesanos de catequese do ano de 2019. O início foi na sexta feira, à noite, com as duas equipes: Comissão e  Coordenação Diocesana. A oração inicial foi inspirada no texto bíblico de Lc 8, 22-25 refletindo sobre  a  abertura e despojamento de ir ao encontro do outro  e vivendo com ele as   dores e alegrias que ele sente. Navegar é preciso… Com ousadia, ardor.  Na sequência dos trabalhos, as coordenadoras  que concluíram o curso  de Especialização em Catequese do IRPAC – Módulo IV – no mês de janeiro , apresentaram uma síntese das aulas  que foram estudados sendo: I- Catequese e itinerário espiritual; II- A importância da formação de catequistas; III – Catequese com adultos; IV- Catequese na era digital; V- Planejamentos e projetos catequéticos; VII- Catequese com jovens Foi ressaltada a importância dos temas estudados como requisitos para uma catequese  que atenda aos anseios e orientações da Igreja no nosso  Regional Leste II .Também  as coordenadoras que foram para o  Novo Curso de coordenadores do IRPAC apresentaram um resumo dos temas  estudados.

No dia 09 /02 (sábado), o encontro contou também com a participação da equipe diocesana (coordenadores das paróquias) que ocorreu também no salão da catedral de 8 às 17horas. Após o café da manhã, a tesoureira da comissão, apresentou a prestação de contas financeira da catequese. Em seguida outro membro, também da comissão, desenvolveu o Bibliodrama com aprofundamento do texto de Mc 7,31-37, motivando os presentes a uma reflexão onde   todos puderam  vivenciar uma espiritualidade de revigoramento e forças  para a caminhada  pastoral nas paróquias.

Após o almoço, no retorno, tivemos a alegre e simpática visita de Dom Marcelo  Romano que passava por Guanhães , e, carinhosamente nos  agraciou com suas  palavras de conforto e encorajamento; disse ele :”O Espirito Santo cuida da Igreja  através do cuidado com cada um de nós. Perseverem no caminho, o Espirito nos inspira e motiva”. Após a pausa para ouvir as palavras de Dom Marcelo, os trabalhos foram retomados : informações sobre as diretrizes catequéticas da diocese de Guanhães  que  se encontram em processo de construção. Foram dados  outros encaminhamentos  e orientações práticas , entrega de material , divisão de grupos para  formulação de encontros catequéticos  a serem  utilizados com os catequizandos  para todas as idades. De forma geral os trabalhos foram muito enriquecedores com partilhas de experiências e fortalecimento na caminhada para o ano de 2019.

Madalena Santos Pires

( Membro da Coordenação Diocesana de catequese)