O MUNDO DA POLÍTICA

O MUNDO DA POLÍTICA

“Deixemo-nos tocar pelo que nos ensina o Papa Francisco sobre os leigos e a política: ‘Peço a Deus que cresça o número de políticos capazes de entrar num autêntico diálogo que vise efetivamente a sanar as raízes profundas e não a aparência dos males do nosso mundo’”. Ele afirma que “A política, tão denegrida, é uma sublime vocação, é uma das formas mais preciosas da caridade, porque busca o bem comum”. (Papa Francisco, citado pelo Documento 105 da CNBB, n 258)

Política! Política? Eleitores de três cidades mineiras, cujo prefeito fora cassado, compareceram às urnas para a eleição de seu novo administrador: Guanhães, Ipatinga e Pocrane. Dados mostraram a insatisfação do eleitor quanto ao atual sistema político: em Guanhães e Ipatinga, a abstenção chegou à casa dos 32%; em Pocrane, 24% dos eleitores não compareceram. Votos em branco e nulos atingiram um número não pequeno: Ipatinga, cerca de 23%; Guanhães, 12%; Pocrane, 6,6%.

Alguns candidatos atribuem o resultado ao pouco tempo para campanha, como também ao momento histórico em que a classe de caminhoneiros reivindicava direitos, deixando o país completamente parado, entretanto é notório que o povo está cansado de tantos desmandos, falcatruas e tudo mais. Queremos mudança da sociedade e do mundo, mas não queremos mudar em nós?

Quem “teve paciência” de acompanhar a campanha dos quatro candidatos ao cargo de prefeito de Guanhães, certamente entendeu que todos eles anseiam (presente) “por uma Guanhães melhor”. Dóris Campos Coelho, a Dorinha da Farmácia, e o vice Célio Augusto da Silva, foram eleitos com 40,54% dos votos válidos. Como cristãos – católicos ou evangélicos – , seguidores dos ensinamentos de Jesus Cristo, não seria esta a hora de unir forças para o verdadeiro exercício da democracia?

Padre José Carlos Pereira (2018) sugere que “muitas vezes continuamos com nossos pensamentos tacanhos e com preconceitos absurdos; continuamos com posturas medíocres e com um olhar cada vez mais míope da realidade. Se continuarmos assim, não haverá mudança para melhor, mas para pior”.

Para que haja mudança no mundo, “seja você a mudança que quer ver no mundo”, comece pelas pequenas coisas – em sua casa, em sua cidade -, mas exerça os seus direitos, cumpra seus deveres. Se temos fé e acreditamos que as coisas vão melhorar, ela melhorarão; o contrário também é verdadeiro. O processo de mudança não é algo mágico; exige atenção, vigilância e tomada de decisão/ação. É fácil? Não! Mas é possível e vale a pena!

Outras eleições vêm aí! Por meio da tecnologia, em um clique, sabemos de todo o histórico da vida das pessoas; temos acesso aos dados dos políticos que legislam em causa própria e lesam o país e seu povo. Que a escolha seja consciente e não pautada em interesses pessoais. Que tenhamos sentimento cristão na hora da escolha daqueles que nos representam (?) e joguemos ao fogo o “joio”, separando-o do “trigo”.

“Rezo ao Senhor, para que nos conceda mais políticos que tenham verdadeiramente a peito a sociedade, o povo, a vida dos pobres”. (Papa Francisco, EG,n.205). Assim como o Papa Francisco, rezemos por todos e para todos. Que sejamos o Sal da Terra, a Luz no Mundo e fermento na massa, que é o grande povo de Deus.

Mariza C. Pimenta Dupim – professora.

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: