CNLB se reúne em Belo Horizonte para 37ª Assembleia Geral

Teve início na tarde da quinta-feira de Corpus Christi, 31 de maio, a 37ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB). O evento  está acontecendo em Belo Horizonte (MG) até domingo, dia 3 de junho.

“Cristãos Leigos e Leigas comprometidos/as com a transformação” foi o tema escolhido para animar os cerca de 200 participantes, entre delegados dos 18 conselhos regionais e das organizações afiliadas, leigos e convidados. O lema bíblico é “Até que tudo fique fermentado” (Mt 13, 33).

Para a presidente do CNLB, Marilza José Lopes Schuina, o tema é uma oportunidade dos cristãos leigos e leigas aprofundarem seu agir, “principalmente na sociedade, nos diversos campos de atuação para que tudo fique fermentado”.

Durante a assembleia, os participantes estão ocupados de várias atividades, como oração e momentos de formação. Está prevista uma celebração no contexto do Ano Nacional do Laicato. Também haverá planejamento das ações até o próximo ano e prestação de contas.

O encontro iniciou com uma análise de conjuntura apresentada pela diretora do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), Moema Miranda, que também faz parte da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam). Ainda na quinta-feira, os participantes celebraram a Solenidade de Corpus Christi.

Nesta sexta-feira, o coordenador do Ano Nacional do Laicato, Daniel Seidel, iniciou a assessoria sobre o tema da assembleia, com duas sessões, uma nesta manhã e outra na manhã de sábado. Na tarde de hoje, aconteceu uma roda de conversa com o cantor Zé Vicente, que refletiu o tema “A arte como alimento da mística na missão dos cristão leigos e leigas em tempos de urgência”.

A leiga Leci, do CNLB do regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) falou à página do conselho no Facebook sobre a alegria em receber os delegados de todo o Brasil e sobre a expectativa em relação ao encontro. “A nossa expectativa é de crescimento na fé, mas também essa bonita troca de experiências que é uma oportunidade para a gente ir motivando e animando mais no trabalho e nessa consciência de que a gente pode fazer uma nova sociedade, principalmente nesses tempos que a gente está vivendo”, comentou.

O secretário executivo do Regional Leste 2 da CNBB, padre Roberto Marcelino de Oliveira, esteve presente na Assembleia. Aos internautas que acompanham o evento pela internet, falou sobre o protagonismo dos cristãos leigos e leigas, que “são aqueles que ajudam e participam afetiva e efetivamente da evangelização. Desejamos que este encontro desperte esse olhar evangelizador na comunidade e o papel do leigo na sociedade. Precisamos de leigos atuantes nos diversos setores da sociedade, dando seu testemunho e convidando aqueles homens e mulheres de boa-fé a se converter ao coração de Jesus e anunciar a Boa Nova do seu Reino”.

A partilha do trabalho desenvolvido nas bases, tanto das organizações filiadas ao CNLB quanto os grupos organizados nos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é outra atração da assembleia, e é feita por meio de materiais disponibilizados no encontro, como banner, revistas e jornais.

DO SITE DA CNBB Leste II

Fotos da página do facebook do CNLB Leste 2

Curta Nossa Fanpage:

Empresas que possibilitam este projeto: