6º Encontro Nacional da Pascom já conta com data e inscrições abertas

A 6ª edição do Encontro Nacional da Pascom, já tem data marcada e inscrições abertas. O evento acontece no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, dentro do complexo do Santuário Nacional de Aparecida, entre 19 e 22 de julho para aprofundar o tema “Comunicação e Igreja”.  As inscrições  já estão aberta e podem ser feitas até o dia 15 de julho .  O evento que está sendo promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), evidenciará o que é específico do serviço comunicacional da Igreja.

O encontro terá quatro conferências, dois painéis e cinco seminários que visam promover integração e partilha de experiências entre personalidades e estudiosos do setor de comunicação, bispos, sacerdotes, religiosos e os leigos agentes da Pascom de todo o Brasil. O assessor da Comissão para a Comunicação da CNBB, padre Antônio Xavier, conta que na programação acontecem também lançamentos de livros, noite cultural e celebrações eucarísticas, além da cerimônia de entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB.

O arcebispo de Diamantina (MG) e presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB, Dom Darci, explicou que o formato do evento contribuirá para a formação dos agentes da Pascom no serviço que prestam às comunidades, além da consolidação da Pastoral. O encontro, de acordo com Dom Darci, tem dimensão de festa, e transparecerá a alegria de tantos, em sua maioria jovens, que estão comprometidos como voluntários na comunicação da Igreja.

As inscrições para o 6º Encontro Nacional da Pascom podem ser realizadas pelo site www.encontronacionaldapascom.com.br.

Programação
O 6º Encontro Nacional da Pascom terá início na noite do dia 19 de julho, quinta-feira, com a cerimônia de abertura e a primeira conferência: “O caminho da comunicação na Igreja”, conduzida pela irmã Joana Puntel, que é doutora em Comunicação.

Na sexta-feira, os participantes contarão na parte da manhã com a conferência do jornalista Ricardo Alvarenga sobre “A vivência comunicacional na Igreja na América Latina” e o painel “Leitura crítica da mídia em tempos de Fake News – A Rádio como instrumento de evangelização e integração da comunidade”, com Elson Faxina e Jessé Barbosa. Em seguida, haverá plenária e momento dos regionais.

O período da tarde será reservado para seminários e terá na sequência a noite cultural com a Cerimônia de Entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB, em sua 51ª edição.

No sábado, haverá Celebração Eucarística e a conferência “Uma Pastoral para a Comunicação” conduzida pelo bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), Dom Leomar Brustolin, e um painel sobre “Perspectivas sobre a comunicação católica no Brasil” com Moisés Sbardelotto e o assessor de Imprensa da CNBB, padre Rafael Vieira. Também neste terceiro dia de encontro, o período da manhã será encerrado com plenária e momento dos regionais. O período da tarde seguirá com Seminários e lançamento de livros.

Já no domingo, as últimas atividades do encontro da Pascom serão a Celebração Eucarística no Santuário de Aparecida, a Conferência “A Igreja e o período eleitoral: orientações pastorais” — conduzida pelo assessor político da CNBB, padre Paulo Renato de Campos —, momento dos regionais e a cerimônia de encerramento.

Seminários
Vários seminários serão oferecidos durante o 6º Encontro Nacional da Pascom. Especialistas e profissionais que atuam nos âmbitos acadêmicos, eclesial e comercial conduzirão exposições sobre educomunicação, fotografia religiosa, implantação da Pastoral da Comunicação, Assessoria de Imprensa e Pascom, presença do padre nas redes sociais digitais, planejamento da comunicação, entre outras temáticas relacionadas.

Leia também
.: Dom Darci avalia 5º Encontro da Pascom: “um passo importante”
.: “Sair” pelo mundo digital, recomenda o Papa à Pascom do Brasil
.: “Comunicação é, na verdade, testemunhar”, afirma Dom Darci

Mais informações pelo site encontronacionalpascom.cnbb.org.br

                                                                            Foto divulgação

comunicacao-e-igreja- CNBB

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: