Estudo do Documento 105 – Paróquia Nossa Senhora Aparecida no Pito/ Guanhães

Na semana dos dias 26 a 29 de janeiro, durante a visitação do estandarte da imagem da Sagrada Família do Ano Nacional do Laicato,  pe Adão esteve reunido com um grupo de leigos, para estudo do  Documento 105 da CNBB cujo Tema escolhido para animar a mística do Ano  foi “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14.  Realizou-se os encontros do subsídio com reflexões para o Ano. Através  do estudo e das reflexões, o grupo levantou os desafios vividos pela comunidade paroquial  e algumas pistas de ação foram propostas.

Foi criada uma Comissão que será coordenada por Maria Luiza Soares e  Geralda Guimarães e esta equipe  será responsável para organizar e desenvolver atividades que serão  realizadas durante o ano e consequentemente envolver outros cristãos afastados  ou não devidamente iniciados. Ao final da Missa do dia 31/01, a Comissão será apresentada à comunidade, será lida pela coordenadora uma pequena mensagem sobre a importância do Cristão leigo na Igreja e uma convocação a todos os fiéis para uma participação ativa nos trabalhos pastorais. Ficou marcado também, um encontro do padre, com a  Comissão para as atividades do Ano, juntamente com dois membros de cada Pastoral e cada Movimento, para dia 05 de janeiro, quando acontecerá a  continuidade do estudo do Documento e orientações para os coordenadores  criarem um Cronograma de momentos de formação, mensalmente, para que  estudem os Documentos 105, 107, Tema da Campanha da Fraternidade, Liturgia, Iniciação à vida cristã, fé e política e outros assuntos. Durante os estudos, novas pistas de ação serão propostas, para que a pequena porção do Povo de Deus, presente na paróquia Nossa Senhora Aparecida celebre a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas; aprofunde a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhe Jesus Cristo e seu Reino na sociedade.

Assim seja!

Eliana Maria de Alvarenga Guimarães