Crisma em Guanhães – Paróquia São Miguel e Almas

Aconteceu no domingo, 19 de novembro, na Paróquia São Miguel e Almas, a Crisma de 175 adolescentes e uma senhora de 74 anos que desejaram confirmar sua opção de seguir Jesus Cristo, recebendo o sacramento pela imposição das mãos e a unção de Dom Jeremias Antonio de Jesus,  que presidiu a Santa Missa da Confirmação do Batismo.

A celebração começou com a procissão de entrada dos Leitores, Ministros, Padre e o Bispo.  As catequistas que acompanharam o processo formativo desses jovens foram : Camila, Crislaine, José Maria, Jussara, Maria Inês, Nilma, Vera e Vicência.

Foi uma celebração muito bonita. Dom Jeremias iniciou dirigindo a palavra aos crismandos, acolhendo-os carinhosamente. Depois, acolheu aos pais, padrinhos e familiares.

Após a leitura do Evangelho e a homilia  deu-se início ao rito da Crisma, o momento mais aguardado, quando cada crismando se aproximou do Dom Jeremias acompanhado de seu padrinho/madrinha, para ser consagrado(a) recebendo na testa o sinal da cruz com o óleo do Crisma.

Seguiu-se o rito da Santa Missa com a Consagração da Eucaristia e a comunhão. Dom Jeremias parabenizou aos crismados, lembrando-lhes que a missão  está apenas começando. Aconselhou aos padrinhos para acompanharem de verdade seus afilhados, testemunhando a vida de batizados e crismados.  Destacou também a missão  dos catequistas que fizeram  uma boa evangelização. Ele parabenizou e agradeceu a eles, pelo trabalho realizado.

Ao fim da celebração  aconteceu o momento da tradicional foto dos crismados, catequistas com o Bispo.

Texto de Eliana Alvarenga

Fotos de Mariza Silva e Josemar.