No ano de 2.012 aconteceu o primeiro Festival da Música Cristã da Diocese de Guanhães. Uma ideia que nasceu de uma conversa na garagem da casa paroquial entre o Pe. Saint-Clair e o Músico-Cantor Robertinho Zier. Era o desejo do novo! Um incentivo aos artistas anônimos que traziam no coração muita fé e o desejo de expressar a sua gratidão e o seu amor ao Deus Uno e Trino através de Louvores e Ações de Graças, fosse cantando, tocando um instrumento ou simplesmente compondo um poema. Eu ainda não tinha chegado nessas terras! Dom Marcelo Romano, então Administrador Diocesano, autorizou a realização do Festival.
Os anos passaram e, com a Graça do Bom Deus, chegamos à sexta edição do Festival! Com isso novos músicos, cantores e instrumentistas foram surgindo. O Festival foi tomando corpo e passou a ser um dos eventos mais aguardados na região. Músicos e cantores de muitos lugares, de perto e de longe, das Minas Gerais e dos outros estados, têm marcado a sua presença ao longo destes seis anos. E a cada ano uma novidade. Os mais diferentes gêneros musicais vão marcando a sua presença na música Gospel, de modo que os expectadores e os ouvintes que acompanham pelas ondas do rádio têm a oportunidade de conhecer o diferente. É um acento Soul ou Rock, Rap ou Samba, Axé ou MPB, Pop ou Forró. É a música moderna e contemporânea a serviço dos Louvores a Deus! Certamente, nosso Deus está muito feliz vendo tantos filhos Seus colocando em prática um dom tão precioso dado por Ele, que é cantar ou tocar um instrumento. Desejo ver também, quem sabe no próximo ano, um lírico ou um erudito, uma early music ou uma música étnica. Novos talentos virão por aí! Fiquemos na torcida, motivando e incentivando o novo!
O Festival da Música Cristã traz outro elemento igualmente importante, que é o Ecumenismo. As mais diversas Igrejas Cristãs se fazem presentes para prestigiar os seus talentos que vêm cheios de fervor e fé para louvar a Deus e o Seu Filho Jesus Cristo. Os nossos irmãos Pastores e seus fiéis evangélicos já deixaram e continuam deixando registrada a sua marca. São sempre bem-vindos! Seja a música e o louvor a nos unir cada vez mais, de modo especial neste ano que fazemos memória dos 500 anos da Reforma Protestante; oportunidade que temos para rever a história, refletindo os erros e os acertos, sempre em busca da unidade.
No Festival da Música Cristã o grande vencedor é o Deus Trindade e a Bem-Aventurada Virgem, Mãe de Jesus Cristo! Vencedores são todos os que se apresentaram no espaço da nossa Igreja Catedral! Vitoriosa é a música, como instrumento de louvor! Sabemos que muitos ficam tristes porque não foram contemplados com a vitória. Todos que se apresentaram são vencedores! Deus viu o seu esforço e sua dedicação! Parabéns! Parabéns e gratidão à Pascom, à Radio Vida Nova FM, aos Patrocinadores e Organizadores, às Paróquias e seus Párocos e à nossa Querida Diocese de Guanhães! Deus abençoe a todos!
+ Dom Jeremias Antonio de Jesus
Bispo Diocesano
Padre Saint Clair, um dos criadores e incentivador do Festival.
Dom Jeremias, bispo diocesano de Guanhães.