Iniciação à vida cristã: “itinerário para viver em Cristo”

A Comissão de Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da CNBB, realizou nos dias, 28 a 30 de julho, o Encontro Regional de Coordenadores Diocesanos de Catequese na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG).

O encontro acontece anualmente e neste ano teve por objetivos promover uma atualização catequética das coordenações diocesanas; partilhar experiências catequéticas e comunicações da catequese nacional; e analisar a realidade catequética das (arqui)dioceses do Regional.

O tema central do encontro foi o Documento 107 da CNBB “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários”. A assessoria ficou a cargo do bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, dom Joaquim Mol, que levou  o grupo  a uma reflexão profunda: “A Iniciação à Vida Cristã é um  itinerário para viver em Cristo”, “é ajudar o outro a se transformar e transformar-se”  e a pensar no “O que fazer ?” “Um Projeto de Iniciação à  Vida Cristã , que envolva toda a comunidade!”

A Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 também  deu pistas e sugestões práticas para o Grupo iniciar a dar os primeiros passos na criação do Projeto.

Participaram coordenadores de 28 das 33 Dioceses que compõem o Regional  e o bispo referencial para a catequese no Leste 2 e bispo diocesano de Caratinga, dom Emanuel Messias de Oliveira.

Os representantes da Diocese de Guanhães foram Pe Osmar – padre assessor da catequese e duas coordenadoras da Comissão diocesana Eliana Alvarenga e Eni Menezes.  Segundo o que disseram, eles voltaram do Encontro, com sentimentos  de  inquietação, mas também de esperança. Muito trabalho virá pela frente. O Estudo do Documento  continuará nos meses de agosto e setembro nas áreas catequéticas. Em outubro,   terão novo encontro em Guanhães, sob a assessoria de Pe Jean Paul da Diocese de Campanha. Neste período, a Comissão Diocesana dará inicio ao processo de criação de mecanismos para a elaboração do Projeto de Iniciação à Vida Cristã. A pastoral catequética terá que  encontrar novos caminhos para envolver a todos, com o objetivo de tornar a nossa Igreja Diocesana de Guanhães, casa da Iniciação à Vida Cristã.