Pastoral Familiar participa de Simpósio em Aparecida

Representantes da Pastoral Familiar da Diocese de Guanhães, acompanhados por algumas famílias, participaram da 9ª Peregrinação e o 7º Simpósio Nacional da Família, em Aparecida/SP, nos dias 27 e 28 de maio.

Neste ano jubilar a Igreja celebra os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição no Rio Paraíba do Sul, e isso inspirou o lema do evento: “No Ano Mariano, a família peregrina para a Casa da Mãe”.

A exortação apostólica pós-sinodal do papa Francisco “Amoris Laetitia – sobre o amor na família” foi apresentado pela doutora Maria Inês de Castro Millen, abordando tal documento sob a ótica feminina.

O presidente da Comissão para a Vida e a Família, Dom João Bosco Barbosa de Sousa (bispo de Osasco) tratou sobre “Família: uma luz para vida em sociedade”, cuja iluminação bíblica foi “Vós sois a Luz do Mundo” (Mt 5, 14).

O padre Antônio Ramos do Prado, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, retomou o tema sobre o acompanhamento de adolescentes e jovens na família à luz do capítulo VII da exortação Amoris Laetitia.

O casal João Bosco Lugnani e Aparecida Eunides Lugnani, que são membros da Pastoral Familiar e foram coordenadores do Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (INAPAF), apresentaram o projeto que desenvolvem no YouTube “Vida, família e fé, em testemunhos”.

Os eventos, 9ª Peregrinação e o 7º Simpósio Nacional, foram realizados pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Pe Bruno Costa Ribeiro