Carta aos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística

“a Liturgia é simultaneamente a meta para a qual se encaminha a ação da Igreja e a fonte de onde promana toda a sua força”. (SC.10)

CÚRIA DIOCESANA DE GUANHÃES

Guanhães, 8 de janeiro de 2017, Solenidade da Epifania do Senhor.

 

Carta para o Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística.

 

Com estas palavras a Constituição Dogmática sobre a Liturgia sintetiza a profundidade e a sua importância para a vida da Igreja e, especificamente, para nossa Diocese de Guanhães. De modo muito particular, queremos que cada vez mais os fiéis possam aprofundar sua fé e espiritualidade na Liturgia, em especial na Eucaristia, onde “corre sobre nós, como de sua fonte, a graça e, por meio dela conseguem os homens com total eficácia a santificação em Cristo e a glorificação de Deus, a que se ordenam, como a seu fim, todas as outras obras da Igreja” (SC.10).

A Igreja nos orienta que, para assegurar esta eficácia plena da Liturgia, é necessário que cuidemos para “que os fiéis participem nela consciente, ativa e frutuosamente” (SC.11). Para atingir tal fim, entendemos que a formação é um meio indispensável, principalmente para os exercem sua missão vinculada à liturgia, conforme foi veementemente solicitado na 5ª Assembleia diocesana. Atendendo a esse clamor, iniciamos um plano de formação para o Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística – MESCE – a nível diocesano. Este plano de formação abraça temas importantes para nossa caminhada diocesana, tais como: eclesiologia e ministérios, a celebração cristã, a gênese do MESCE e, também, as normativas da Igreja a respeito da liturgia. Com isso, queremos oferecer ao MESCE o que de mais profundo a teologia fala e o que ensina a Igreja sobre determinados aspectos litúrgicos. Desse modo, qualquer particularismo na liturgia não terá lugar, uma vez que, apresentaremos o que a Igreja ensina.

Diante disso, a partir de fevereiro deste ano de 2017, em nossa Diocese de Guanhães será iniciado a formação para os MESCE, tanto para os que já exercem, como para aqueles que foram convidados a exercer esse ministério. Seguindo as orientações universais da Igreja, eu mesmo farei a instituição dos novos e a renovação dos que já atuam. A missão desse ministério será de três anos, conforme orienta a Igreja.

Seguindo o Plano de Formação, em junho de 2017 farei a primeira instituição durante o Jubileu de Bom Jesus de Matosinhos em Conceição do Mato Dentro. Dedicarei todo o mês de julho para visitar cada área pastoral e instituir os MESCE e, em outubro, teremos um encontro para todos os MESCE na Catedral.

Faço votos para que, o Plano de Formação contribua não somente para a espiritualidade de cada MESCE, mas também, para a “renovação” da práxis litúrgica em nossa Diocese.

Despeço-me desejando um Santo e abençoado 2017 para cada um.

+Jeremias Antônio de Jesus.

Bispo diocesano de Guanhães

 

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: