Curso do IRPAC completa 30 anos

A Comissão de Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realiza nos dias 2 a 14 de janeiro, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG) a 30ª edição do Curso do IRPAC (Instituto Regional de Pastoral Catequética).

O IRPAC, que neste ano, conta com cerca de 120 participantes é destinado a catequistas, coordenadores de catequese, leigos(as), religiosos(as) e padres das (arqui)dioceses do Regional Leste 2 que possuem experiência no ministério catequético.

Divididos em três módulos com carga horária total é de 460 horas/aula, os cursistas aprofundam no aspecto essencial para a formação de um bom coordenador de catequese.

Neste ano, o IRPAC completa 30 anos e ao longo do tempo, o curso foi crescendo, e hoje é uma grande e madura experiência de formação catequética do Regional Leste 2. No ano de 2013, em parceria com a PUC Minas, o curso foi reconhecido em “Especialização em Catequética”, pensando em propor aos catequistas e coordenadores(as) de catequese uma formação e uma espiritualidade, que lhe dê condições de gerar respostas aos inúmeros desafios que a realidade apresenta ao processo catequético à serviço da Iniciação à vida cristã.

A Especialização em Catequética visa oferecer novas perspectivas e linguagens para a catequese, sobretudo no mundo digital e urbano. Outro diferencial do curso é o acompanhamento pessoal dos alunos, a troca de experiências e os estudos de casos, com o objetivo de intervir nos processos catequéticos, visando melhorar a coordenação dos trabalhos e a formação de catequistas.

Sobre o IRPAC

O curso do IRPAC nasceu em janeiro de 1987, com a aprovação dos bispos e a inspiração de Inês Broshuis, dom Joaquim Mol, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, padre Alberto Antoniazzi, Bernardo Cansi e dom Mário Gurgel. Numa época de extrema carência de formação das coordenações de catequese do Regional Leste 2, o curso ajudou a melhorar o “rosto” da catequese nas dioceses de Minas e Espírito Santo.

Para a coordenação de Catequese do Regional Leste 2, o IRPAC  é uma tentativa que deu certo, de oferecer um espaço de formação mais densa e profunda, com uma metodologia envolvente, além do cuidado especial com o acompanhamento dos alunos e com o cultivo da espiritualidade.

Atualmente a Comissão Regional de Catequese é a equipe coordenadora do IRPAC, tendo à frente o bispo diocesano de Caratinga, dom Emanuel Messias de Oliveira.

Cláudia Helena

Assessoria de Comunicação

(31) 3224-2434 /  3224-0017.

www.cnbbleste2.org.br

CNBB Leste 2 – Assessoria de Comunicação.

OBSERVAÇÃO: Da Diocese de Guanhães, as coordenadores Bernardina ( de Ferros) ; Eni, (de Carmésia); Neide e Sônia (de Santa Maria) ; Vera Pimenta (Guanhães) participarão do Módulo II do IRPAC e André Lomba participará do Módulo IV.

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: