CNLB Leste 2 se reúne em Belo Horizonte.

cnlb

Aconteceu nos dias 05 e 06 de novembro , na Casa das Irmãs Sacramentinas,  em Belo Horizonte (MG) a reunião do Colegiado Deliberativo do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A reunião contou com a presença de leigos e leigas das (arqui)dioceses de: Montes Claros, Teófilo Otoni, Caratinga, Pouso Alegre, Januária, Leopoldina, Itabira/Coronel Fabriciano, Vitoria, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Uberaba, Mariana e Luz.

A reunião faz parte do calendário anual do CNLB Leste 2  e é um momento de avaliação de trabalhos realizados nas mais diversas (arqui)dioceses do Regional e o planejamento das atividades para 2017.

Durante a reunião houve um momento de estudos sobre o Documento 105 da CNBB – Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade e em seguida sobre a luz do Evangelho dos Discípulos de Emaús, os participantes realizaram a avaliação de caminhada no ano de 2016 e apresentaram algumas perspectivas e campos de atuação para o ano de 2017.

Padre Henrique Moura de Faria assessorou a reunião e fez uma breve análise de conjuntura, internacional e nacional, nos campos social, político e eclesial, apresentando uma visão geral dos acontecimentos da atualidade.

Na parte da tarde, os participantes receberam a visita do bispo referencial da Comissão do Laicato do Regional Leste 2 e bispo diocesano de Leopoldina (MG), dom José Eudes Campos, que com seu carisma, foi acolhido com alegria pelos leigos e leigas presentes. Dom José Eudes trouxe uma mensagem de esperança e de apoio ao organismo, relatando sobre o seu trabalho a frente da Comissão do Laicato no Regional Leste 2. Em sua fala apresentou um relatório da reunião que participou com os bispos referenciais na CNBB, em Brasília (DF), e disse que estará a disposição para ajudar no processo de discernimento da Vocação Laical.

No domingo, após celebração da Missa, presidida por padre Henrique Moura, os participantes deram continuidade ao trabalho, concluindo o planejamento para o ano de 2017.

Sônia Gomes, presidente do CNLB Leste 2, apresentou vários informes de atividades que já estão acontecendo e disse da importância da presença do leigos e leigas na igreja e na sociedade atuando junto aos mais necessitados e marginalizados de nossa sociedade.

Os trabalhos foram concluídos com a Oração do Leigo e com o envio de todos às suas (arqui)dioceses de origem.

Curta Nossa Fanpage:

Empresas que possibilitam este projeto: