Novena do padroeiro da Diocese e da paróquia São Miguel em Guanhães – Quinta Noite

 

 

5º DIA

Missa presidida por Pe Padre Dilton e concelebrada por Pe Luís Maurício. A Missa e a Novena foram animadas pelos  Homens do Terço.

Tema: QUEM COMO DEUS? MISERICÓRDIA:O ATO ÚLTIMO E SUPREMO PELO QUAL DEUS VEM AO NOSSO ENCONTRO.

01- Oração para todos os dias:

  1. São Miguel, príncipe da justiça e da paz, ajudai-nos a sonhar e construir um novo céu e uma nova terra, gestado e gerado na misericórdia do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

T: Senhor, dá-nos a graça de aceitar o chamado para sairmos do comodismo, a coragem para caminhar e semear sempre de novo, sempre mais além, tornando o mundo mais humano e amável.

D: Vem Espirito Santo, ajuda-nos a reconhecer Deus nos outros, saindo de nós mesmos para procurar o bem de todos, mudando o que for necessário agindo com generosidade e coragem.

T: Faça-nos  Senhor, pessoas e comunidades em saída, levando em nosso coração a mensagem do teu Evangelho, sua força, sua potencialidade. Desperta em nós a esperança para sermos pessoas e comunidades acolhedoras e misericordiosas.

03-Reflexão  após a comunhão

L1: Misericórdia: é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Num mundo marcado pelo egoísmo, intolerância, arrogância e fundamentalismo, que tem gerado guerra, pobreza, exclusão, desrespeito, sofrimento e morte, o Papa conclama a humanidade a mergulhar no oásis da misericórdia. Diante dos inconformismos, dos que gritam por justiça e choram por seus mortos, o Papa vem lembrar que “a misericórdia será sempre maior do que qualquer pecado, e ninguém pode colocar um limite ao amor de Deus que perdoa” e salva.

As: “As situações de miséria e de conflitos são para Deus ocasiões de misericórdia”

L2: A misericórdia de Deus é o coração pulsante do Evangelho, por meio dela deve chegar ao coração e mente de cada pessoa. A Igreja deve irradiar misericórdia. Onde houver cristãos, nas nossas paróquias, comunidades, qualquer pessoa que chegue deve encontrar “oásis” de misericórdia.

As. “Sejam misericordiosos, como o Pai de vocês é misericordioso”. Queremos celebrar o Ano Santo à luz desta Palavra de Jesus.

L1: Misericórdia: é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Qual é a força da misericórdia? É fazer Deus triunfar, reinar sobre minha pessoa abatendo os ídolos da impiedade que permeiam mentes e espíritos: “Naquele tempo, diz o SENHOR, serei o Deus de todas as famílias de Israel, e elas serão o meu povo.”

As: Paciente e misericordioso: “O Senhor cura os de coração atribulado e trata-lhes as feridas. … O Senhor ampara os humildes” (Sl 147) 

L2: Refletir sobre a misericórdia é refletir sobre o quanto o amor de Deus é presente em nossa história. Para nos amar Deus não nos pergunta primeiro se somos santos ou quais são os nossos pecados. Ele não procura inquirir sobre o nosso passado para saber se deve ou não nos amar. O seu amor é gratuito, incondicional, sem reservas e sem medo.

 

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: