Novena do padroeiro da Diocese e da paróquia São Miguel em Guanhães – Quarta Noite

dscf6542

A missa das 19 h , na quarta noite da Novena de São Miguel na Catedral de Guanhães, presidida por Pe Hermes.

4º DIA

QUEM COMO DEUS? MISERICÓRDIA: A PALAVRA QUE REVELA O MISTÉRIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE

01- Oração para todos os dias:

1. São Miguel, príncipe da justiça e da paz, ajudai-nos a sonhar e construir um novo céu e uma nova terra, gestado e gerado na misericórdia do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

T: Senhor, dá-nos a graça de aceitar o chamado para sairmos do comodismo, a coragem para caminhar e semear sempre de novo, sempre mais além, tornando o mundo mais humano e amável.

D: Vem Espirito Santo, ajuda-nos a reconhecer Deus nos outros, saindo de nós mesmos para procurar o bem de todos, mudando o que for necessário agindo com generosidade e coragem.

T: Faça-nos  Senhor, pessoas e comunidades em saída, levando em nosso coração a mensagem do teu Evangelho, sua força, sua potencialidade. Desperta em nós a esperança para sermos pessoas e comunidades acolhedoras e misericordiosas.

03-Reflexão  após a comunhão

L1:  “É a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade…”, assim o Papa Francisco nos apresenta o significado da palavra misericórdia. O convite feito é para mergulhar numa profunda reflexão de como podemos alcançar este mistério que é de Deus, mas que encontra abrigo no coração de cada um de nós. E este mistério está relacionado com o sentimento mais profundo de Deus sobre a humanidade. É o sentimento das entranhas, do inigualável sentimento de amor que chega às últimas consequências.

As: Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. Misericórdia é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade.

L2: O Papa Francisco nos diz: “Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai. O mistério da fé cristã parece encontrar nessas palavras a sua síntese. Tal misericórdia tornou-se viva, visível e atingiu o seu clímax em Jesus de Nazaré. Pai, ‘rico em misericórdia’, depois de ter revelado o seu nome a Moisés como ‘Deus misericordioso e clemente, vagaroso na ira, cheio de bondade e fidelidade’, não cessou de dar a conhecer, de vários modos e em muitos momentos da história, a sua natureza divina.

As. Na misericórdia Deus entrega o seu coração para que vejamos o quanto Ele se condói de amor por nós.

L1: Na ‘plenitude do tempo’, quando tudo estava pronto segundo o seu plano de salvação, mandou o seu Filho, nascido da Virgem Maria, para nos revelar, de modo definitivo o seu amor. Quem o vê, vê o Pai. Com a sua palavra, os seus gestos e toda a sua pessoa, Jesus de Nazaré revela a misericórdia de Deus.

As: Se tenho a graça da misericórdia, preciso ser misericordioso também. Nisto consiste o mistério, tornar público o sentimento de Deus que abarca toda a criatura.

L2: E o mistério de Deus vai se revelando em nós quando somos misericordiosos. Quando perdoamos, ele se revela em nosso gesto de acolher o outro mesmo tendo sofrido ofensas e perseguições. Quando não estamos colaborando com a violência, estamos dizendo que o amor sempre vence até que os maus desistam, ofuscados pelo amor que experimentamos e o fazemos experimentar.

03- Ladainha de São Miguel 04- Oração São Miguel 05- Hino São Miguel