Mariologia – Aula de Teologia – Com Pe Valter

A seguir, um resumo feito por  uma aluna do Curso de Teologia:

Qual a importância de Maria?

Maria foi escolhida entre todas pela sua simplicidade.

Em Lucas1,26-38. O anúncio.

Ave cheia de graça, não tenha medo, você encontrou graça diante de Deus.

É Deus que lhe chama, é Deus que lhe escolhe.

E Maria responde: Eis aqui a serva do Senhor,faça-se em mim segundo a vossa vontade.

A grandeza de Maria está na sua simplicidade. Ela se coloca como escrava, como alguém insignificante na missão que lhe foi concedida.

Sejamos simples como Maria. A simplicidade dela, a levou a ser a mãe do Salvador.

Toda humanidade a partir de Maria é convidada a gerar.

Como nós estamos gerando?

Como nós estamos preparando para apresentar Jesus ao mundo?

O Jesus que o anjo Gabriel anunciou também se fez servo. É este Jesus que Maria apresentou ao mundo.  Por isso Ele parou numa cruz.

Não conseguimos entender a simplicidade, porque sempre queremos ser melhor do que o outro.

Como alguém que se diz de fé, diz que acredita em Jesus Cristo e não acredita em Maria?

Em Lucas 1,39-56: Maria sai apressadamente…Maria é prestativa, serva.

De nada adianta ver Maria solícita, prestativa, cheia de graça, se não a  vemos  como modelo para nós.

De nada adianta ter Maria como devoção, se não seguirmos seu exemplo,  e se não a temos como modelo.Este é um desafio para os novos tempos.

Juntos com Maria adquirimos  inspirações para caminhar. Se eu não tiver Maria como modelo em minha vida, nada adianta o meu caminhar. Temos que nos silenciar, meditar e escutar  o que Deus quer de mim, como Maria fez.

Em João 2,1-12 – Sensibilidade, precisamos ter.Maria é presença na vida da humanidade.Jesus foi convidado e na sua presença ela se torna sensível . Maria se torna presente em algo marcante, se preocupa com a falta de vinho.

Maria intercede pelo povo. Pela  sua intercessão, ela  leva Jesus a fazer o primeiro milagre em prol da humanidade.

Maria apresenta Jesus à humanidade e para que sintamos o gosto, para degustarmos  Jesus, mesmo sabendo que sua hora não tinha chegado. O vinho significa a alegria, o povo é triste sem Jesus.

As pessoas podem ter tudo,  mas se não conhecem Jesus, elas são tristes. Só Jesus é  alegria.

Deus usa Maria para a aliança que se torna eterna. Ele se manifesta aos pequenos, para que eles os  levem aos grandes.

A manifestação de Deus a partir de Maria é concreto, sensível, mais real.

Jesus sempre será o foco, mas precisamos de modelos como Maria e os santos para nos levar até Jesus.

Dogmas da virgem Maria – verdades de Fé.

Maternidade: apresenta a verdade que Maria gerou e deu a luz a Jesus.

Virgindade : não é algo só físico, mas divino, por ela  ter sido eleita, escolhida.

Imaculada Conceição: valorização daquela que foi recebida pura. Devemos ser puros como Maria.

Assunção: Maria é elevada, é agraciada. Deus a eleva de corpo e alma, pois foi a escolhida. Papa Pio XII.

Nossa Senhora e Maria são uma só. Os títulos foram surgindo de acordo com a situação e o local.

Jussara Ventura

Faça sua inscrição: