Celebração de abertura da crisma da Paróquia São Miguel – Guanhães/ MG

Aconteceu no dia 03 de setembro, o primeiro encontro com as turmas da Crisma. Compareceram aproximadamente 160 crismandos, visto que 180 fizeram a inscrição. O nosso pároco, Pe Hermes, esteve presente fazendo a abertura e depois  os convidados de São João Evangelista Elenito, Gilberto e Emerson  deram sequência ao momento celebrativo.

Deu-se o inicio com a leitura do texto bíblico Lucas 14, 25-33 e logo após , seguiu-se a reflexão:

“Por que você quis fazer a inscrição da Crisma? Qual foi a motivação que o trouxe aqui? A motivação foi conhecer Jesus? Se você quiser ser discípulo de Jesus é preciso fazer renúncias e ELE é exigente.Parte inferior do formulário

 A verdade é que Deus nos ama tanto que nos quer inteiros, quer-nos todo e não pela metade, mas, às vezes, queremos ficar com um ‘dedinho’, com uma mão, com um pedaço do coração, e ficamos realmente divididos. Uma pessoa dividida não consegue ser inteira naquilo que faz; desse modo, se você quer ser discípulo de Jesus, seja por inteiro. Se você quer ser seguidor d’Ele, seja com toda a sua vida.

Uma coisa é interessante: quando Jesus diz que precisamos renunciar, não quer dizer que é para jogarmos tudo fora, mas para colocarmos tudo o que temos e somos naquilo que fazemos. Se estamos inteiros para ser de Deus, coloquemo-nos com tudo o que temos, não tenhamos reservas para com Ele. Precisamos renunciar nossa casa, família, pai e mãe? Não! Porque estamos colocando toda a nossa família à disposição de Jesus.

A palavra chave é renunciar: renunciar a si mesmo, renunciar o tempo. Aquele que quer seguir Jesus tem que ter disponibilidade, disposição. Tem que se dedicar a este momento de formação da Crisma. Jovens que fizeram a inscrição já se perguntaram: eu vou dar conta? È isto mesmo que eu quero? Antes de tomar a decisão de seguir Jesus é preciso saber o que realmente quer. Não pode ser uma aventura. É necessário ser fundamenta, metade não vale. Não basta ser cristão, é preciso ser discípulo. Não desista no primeiro obstáculo, no primeiro fracasso, Faça um processo consciente, corajoso, renunucie. Faça o encontro pessoal com Jesus. Priorize Jesus em sua vida. Ele é importante na minha, na sua, na nossa vida.

Precisamos viver a mística do desprendimento, saber ter o essencial, aquilo que, de fato, vai nos ajudar, que é para o nosso bem, para o bem de quem está ao nosso lado. Que no decorrer da preparação para a Crisma seja uma busca, e que no final você possa fazer o encontro pessoal com Jesus Cristo. Não deixe de encontar com Ele sobretudo nas celebraçoes da missa, pois este processo é para ir se inteirando para o encontro com Ele.

 Houve um momento forte de oração, e com a exposição do Santíssimo, invocando a presença do Espírito Santo, para que caminhe com todos durante todo este tempo de preparação, levando-os a refletir se realmente estão dispostos a assumir a função de batizados.

A igreja precisa de jovens, que tenham coragem de assumir a sua fé e que esteja na presença de Deus sempre. Faça avaliação profunda das suas atitudes. Eu quero fazer parte deste “time”? Talvez as minhas atitudes me distanciam de Deus. É isto mesmo que eu quero?

Quando faço o encontro pessoal com Deus, Ele me recebe com um forte abraço. Assuma seu papel, sua função na igreja. Seja um católico praticante. O primeiro passo foi dado? A certeza que temos é que continuaremos a caminhada e ela será  longa, mas Deus estará conosco.

Ao encerrar o momento de oração, marcou-se o próximo encontro para o dia 17 de setembro, às 16:00 horas na catedral.

 

                                                    Texto de Veralúcia Pimenta

                                           Fotos de Simone mendanha

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: