SOMOS TODOS INTELIGENTES

SOMOSTODOSINTELIGENTES

 

SOMOS TODOS INTELIGENTES

Menino inteligente! Como essa menina é inteligente! Eis alguns exemplos de frases muito ouvidas pelas crianças, não obstante serem também sentenças excludentes, à medida que apenas um grupo restrito costuma ouvi-las. Elogiar não é um erro, tampouco destacar a inteligência dos notáveis. Surge então uma pergunta: quem é inteligente? Apenas um público seleto? A resposta é um curto e simples não. E o fato para termos essa negativa está na ciência.

Vale citar o conceito de inteligência. Howard Gardner a define como a capacidade de resolver problemas ou de elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais ou comunitários. Gardner estudou e encontrou sete tipos de inteligência: musical, corporal, matemática, linguística, visual e espacial, interpessoal e intrapessoal. Elas estão presentes em todas as pessoas, não com a mesma intensidade; isso explica porque alguns desenvolvem mais na música, outros em exatas, português, até mesmo nos relacionamentos pessoais.

Todas essas facilidades humanas, por assim dizer, são importantes no dia a dia e muito exploradas profissionalmente, contudo, dois tipos raros de inteligência recém-descobertos merecem nossa atenção e nossa busca por desenvolvê-las plenamente: emoções e espírito. Isso mesmo! Você não leu errado. Tanto quanto aprender matemática e português, pesquisadores descobriram a necessidade de desenvolver as inteligências emocional e espiritual. A primeira, basicamente, é a habilidade de perceber, entender, avaliar e administrar as próprias emoções e as dos outros de maneira positiva. Se o caso é a criatividade e o desejo de encontrar um sentido para a vida, trata-se então da inteligência espiritual.

Em estudos com diretores de empresas e personalidades conhecidas mundialmente, foi constatado um fato bastante interessante: indivíduos com alta inteligência emocional estavam se sobressaindo melhor do que os chamados “gênios”. Conclusão do estudo: em nada resolve ser um “crânio” se não se consegue dominar as próprias emoções.

Se homens e mulheres ricos nessa inteligência estão mais propensos ao sucesso, quando falamos em espírito damos um passo além. Seres humanos espiritualmente desenvolvidos têm como características praticar e estimular o autoconhecimento profundo, são guiados por valores, são idealistas, encaram e utilizam as adversidades a seu favor, gostam da diversidade, são independentes, questionam, são espontâneos e têm compaixão.

Calma! Não se assuste! Não precisa desprezar os números, fórmulas, gramática etc. Tudo isso é absolutamente importante para qualquer cidadão. Os conhecimentos úteis ao cotidiano nos constroem, facilitam trabalho e estudos, o convívio com nossos pares; saber cantar, por exemplo, nos proporciona prazer além de nos possibilitar atrair pessoas de excelência para nosso redor. O ideal, a partir de agora, é buscar o desenvolvimento da inteligência emocional e espiritual, aqui apresentadas. Com elas, o conjunto corpo-mente-espírito estará ainda melhor e Deus nos fez para isso: estar sempre melhor, principalmente em relação a nós mesmos.

Jornalista Juliano Nunes

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: