Dom Jeremias no XVII Congresso Eucarístico em Belém do Pará

XVII Congresso Eucarístico em Belém do Pará

Na manhã de 16 de agosto, teve início a Jornada Pastoral  pelas regiões episcopais da Arquidiocese de Belém.  Dom Moacir, Arcebispo de Ribeirão Preto-SP, presidiu a Santa Eucaristia, na Região Episcopal São Vicente de Paulo, no ginásio de esportes chamado popularmente  de “Abacatão”. Como em todas as outras celebrações, ao final hoje a Procissão e Bênção com o Santíssimo. Após a bênção, Dom Alberto Taveira, Arcebispo de Belém, fez uma Catequese sobre Eucaristia e Caridade. Na Celebração Eucarística Dom Moacir refletiu o mesmo tema.

Receber Jesus na Eucaristia é comprometer-se  com a partilha, com a fé, com a oração,  com a comunhão e com a caridade.  É um despojar- se da maldade, da divisão e do ódio. Comungar é comprometer- se com o amor e partilha.  Entrar no Santuário é manifestar o seu desejo de comungar e de amor.

Portanto,  o desejo de viver a Caridade.

congressoeucaristicoamazonasII (1)   congressoeucaristicoamazonasVI

O XVII Congresso Eucarístico Nacional tem como tema Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária, e como lema “Eles o reconheceram no partir do pão “. O Congresso está celebrando os 400 anos de evangelização na Amazônia e 400 anos da fundação da cidade de Belém. Na abertura o Cardeal Cláudio Humes destacou a importância de se ter um olhar especial, atento e constante para a Região Amazônica. Lembrou que o Papa Paulo VI já dissera um dia que “os olhos do Cristo estão voltados para a Amazônia “. Como Delegado Pontifício lembrou também do carinho e preocupação que o Papa Francisco tem para com essa Região do Brasil. A Amazônia necessita de Missionários e de muita atenção. Expressa e contempla, segundo Francisco, os cuidados para com a casa comum, devido a sua biodiversidade e os prejuízos que a região vem sofrendo desde há muito tempo. A Eucaristia nos convoca para esta partilha. Como Igreja todos devemos estar atentos às necessidades da Amazônia. Lembrou ainda os muitos homens e mulheres que já trabalharam e trabalham na região, os muitos homens e mulheres que já doaram a própria vida neste lugar desafiador pela causa do Evangelho.

+ Dom Jeremias Antonio de Jesus

congressoamazoniaXII

congressoeucaristicoamazonasV

Na foto á direita:

Dom Antônio Carlos, de Caicó-RN,

Dom Antônino Migliore,

de COXIM-MS e Dom Moacir,

Arcebispo de Ribeirão Preto-SP.

Na foto acima: Dom Emanuel Messias, Dom Jeremias e

Dom Cláudio Humes, Delegado Pontifício

para o XVII Congresso Eucarístico Nacional

congressoeucaristicoamazonasVII

congressoeucaristicoamazonasX

à esquerda,

catequese com

Dom Alberto Taveira

Na celebração de hoje de manhã (16 de agosto).

Além dos Bispos já citados está também

Dom Enemesio, do Maranhão

ladainha boa NSdebelem

Nossa Senhora de Nazaré,