Semana Catequética dia 28 de julho

Após a chegada dos coordenadores, a acolhida e  a oração, Pe João Evangelista iniciou desenvolvendo o tema “ Sacramentos, oásis da Misericórdia” e, inicialmente fez-nos a pergunta “ O que é um oásis. Após uma caminhada sofrida,  sedenta  em um  deserto      ganhamos uma energia  a mais quando encontramos  água, se temos sede e  alimento se temos fome.

Para falar sobre o Batismo, ele fez analogia com um enxerto de limão e laranja. A muda de limão colocou um intruso que faz parte do corpo e foi criada a laranja o que era azedo tornou-se doce. Batismo é enxerto.  Pela nossa natureza, somos criaturas de Deus e  pelo batismo somos enxertados no Corpo de Jesus Cristo para   darmos frutos.

Sacramento é  como um oásis, traz a graça para a nossa vida, mistério de Deus agindo em nós.

Fazemos parte do corpo místico de cristo, quando somos inseridos na igreja, através do batismo. Deus se manifesta numa infinitude de coisas e no maior de todos os sacramentos, Jesus Cristo. Pe João ressaltou que após o concílio vaticano II a Igreja passou a ser sinal da presença de Deus, deixando de ser puramente sacramentalista.

Nós também somos sacramento de Deus, mas o maior sacramento é Jesus e de Jesus nasce a igreja… E da igreja nasceram os sacramentos .

Quando surgiram os sacramentos?  Tudo partiu da crucificação de Cristo,  em seu peito que escorreu água e sangue.

Miserere , ter piedade,  ter compaixão. Viver no coração do outro, sentindo como se estivesse vivendo sua vida.

Para perdoar um ladrão, tenho que viver a vida dele, estar no seu erro  para ver as causas.

Leonardo Boff diz “Como gesto significamos Deus, pelo Batismo passamos a viver em  Deus.”

Segundo padre João, hoje temos uma visão diferenciada do valor do sacramento,graças a Deus.

Quais são nossos tesouros? Muitas vezes, nós os temos e não os aproveitamos. Precisamos descobrir  os tesouros que a nossa  família nos oferece. Temos muitas preciosidades, mas temos dificuldade de passar para os outros. Assim os fardos se tornam mais pesados.

Batismo, porta de entrada. Quando chegamos na casa dos outros, nos oferecem alimentos.Aí lembramos a Eucaristia que também nasceu na cruz de Cristo.

Na  Eucaristia, Jesus se dá de comer. O ajoelhar é sinal de quem adora. Não ajoelho diante de quem come. Diante da adoração, sim.

Sacramento precisa ter sentido comunitário.

Deus nos fez para a liberdade. Mas nem tudo eu devo.

Estamos sempre em pecado, o tempo todo. Comungar é preciso, para que eu tenha forças, pra curar o mal que está em mim.

Só pedimos perdão, quando temos consciência do que é pecado. Sacramento do perdão é muito importante para a vida.

A Crisma é sacramento da maturidade cristã.

A Unção dos enfermos – Não é  só para quem está prestes a morrer. Como o Sacramento da Penitência, a unção dos enfermos também é sacramento da cura.

A Ordem é o sacramento diferenciado dentro da igreja. Os presbíteros estão a serviço da evangelização. É dividido em três graus:

Primeiro: Recebe direito de estar a serviço – diaconia.

Segundo  grau:  presbiterato. Foi ordenado presbítero e não padre, ele é o irmão mais velho na comunidade.

Terceiro grau – episcopado. O bispo pode fazer tudo em nome da Igreja, desde que seja certo.

O papa é tão bispo quanto Dom Jeremias.  O bispo tem a cabeça ungida. Ele tem a plenitude do Espírito Santo.

Matrimônio – sacramento da família cristã.   Nem todos que se casam, Deus abençoou a união de fato.

Após banho e jantar , os catequistas participaram da santa missa e após a missa, eles se divertiram, dançando a Quadrilha da Misericórdia e cantaram, dançaram e se encantaram ao ouvir Pe José Adriano cantando e alguns coordenadores declamando poemas.

Foi um dia muito proveitoso, mesmo!

Eliana Alvarenga e Vera Pimenta

Membros da Equipe de Coordenação de catequese

 

 

 

 

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: